Apresentada no início do mês de março, um projeto de lei contra a mineração de Bitcoin foi votada nesta terça-feira (4) pelo comitê do Senado do Texas. A maior surpresa, entretanto, é que a votação foi unânime, ou seja, ninguém se opôs à proposta.
Embora o andamento da lei ainda não tenha sido atualizado no site do governo, as informações foram apresentadas por Dennis Porter, fundador do Satoshi Action Fund e defensor do Bitcoin.
“Este é o projeto de lei 1751 do Senado que elimina os incentivos para que os mineradores criem empregos em comunidades rurais e limita o quanto os mineradores podem participar de certos programas de balanceamento da rede [elétrica].”
“Infelizmente, os membros do comitê foram influenciados pela influência do poderoso patrocinador do projeto de lei”, continuou Porter. “Há rumores de que também poderia passar pelo Senado. Será fundamental lutar contra o projeto de lei na câmara para acabar com o projeto de lei.”
Unfortunately members of the committee were swayed by the influence of the powerful bill sponsor.
There is talk it could also pass through the Senate. It will be critical to fight back against the bill in the house in order to kill the bill.
— Dennis Porter (@Dennis_Porter_) April 4, 2023
Projeto ainda pode ser barrado em outras etapas
Questionado sobre como a comunidade pode parar esse projeto de lei contra a mineração de Bitcoin, Dennis Porter afirmou que a melhor saída é “matá-lo” ainda na Câmara.
“Hora de pressionar para matá-lo na Câmara caso passe na votação do plenário do Senado.”
Em outras palavras, caso o projeto seguisse sem acompanhamento da comunidade, seria fácil imaginar que ele se tornaria lei sem nenhuma resistência. Portanto, às informações devem aumentar as discussões e atrapalhar o trabalho dos senadores.
O que diz o projeto de lei anti-mineração de Bitcoin?
Em suma, os três autores do projeto de lei se mostram preocupados com o uso da rede elétrica por mineradoras de Bitcoin sem registro, o que poderia causar problemas na mesma.
“Sem registro, o gerenciamento da rede é mais difícil de projetar com precisão, o que ameaça a confiabilidade geral da rede.”
Um dos pontos abordados no projeto é a eliminação de mineradoras dos programas de balanceamento da rede elétrica.
Durante o verão de 2022, por exemplo, a Riot desligou suas máquinas por quatro horas para que os texanos pudessem ligar seus ares condicionados e enfrentar o calor de 40 °C. Como recompensa, a mineradora recebeu US$ 9,5 milhões em créditos.
Sendo assim, caso esse projeto de lei seja aprovado, as mineradoras de Bitcoin não poderão mais participar deste programa, o que pode prejudicar seus negócios.