A revista TIME publicou a lista das 100 empresas mais influentes de 2023. Revelada nesta quarta-feira (21), a lista apresenta tanto empresas focadas em criptomoedas quanto outras com alguma exposição ao setor.
O maior destaque da matéria é Sam Altman. CEO da OpenAI, empresa por trás do ChatGPT, o executivo aparece na capa da reportagem.
A lista também apresenta outros gigantes como Nvidia, SpaceX, Disney, IBM, Apple, Microsoft e Fórmula 1. Bem como outras mais novas, mas já respeitadas, como Stability AI, Ample e A24.
TIME100 Most Influential Companies: Why OpenAI CEO @sama is pushing past doubts about artificial intelligence https://t.co/eKihOxomdF pic.twitter.com/cMq0VdIYRI
— TIME (@TIME) June 21, 2023
Empresas de criptomoedas também aparecem na lista da TIME
Embora não tenha uma classificação de 1 a 100, a primeira empresa de criptomoedas que aparece na lista da TIME é a Polygon Labs, empresa por trás da Polygon (MATIC).
Mencionada como “inovadora”, a Polygon é descrita como uma empresa que está levando a blockchain ao público mainstream. Nos últimos anos, a empresa fechou parcerias com gigantes como Nike, Starbucks e Meta.
Já na categoria “pioneiros” aparece a Chainalysis, empresa focada em análises on-chain de transações de criptomoedas. Seus serviços são focados em investigações criminais.
“A Chainalysis se tornou a empresa de investigação para rastrear crimes de criptomoedas, como os supostamente cometidos por Sam Bankman-Fried, CEO da FTX”, apontou a TIME, revelando que “os advogados de falência contrataram a Chainalysis para investigar a falência da corretora”.
A terceira da lista é a Circle, empresa por trás da stablecoin USD Coin (USDC). Listada na categoria “líderes”, a TIME destaca o pioneirismo da Circle no uso de criptomoedas para ajuda humanitária.
“Em dezembro, [a Circle] fez parceria com a ONU para distribuir USDC para refugiados ucranianos.”
Lista também conta com empresas com exposição a criptomoedas
Além das três empresas acima, que trabalham diretamente com criptomoedas, a TIME também mencionou outras gigantes que possuem exposição ao mercado de criptomoedas.
Como destaque está o Mercado Livre, tido como a “Amazon da América Latina”. Além de possuir 150 bitcoins em seu caixa, a empresa também oferece a compra e venda de criptomoedas através do Mercado Pago, bem como possui seu próprio token, a Mercado Coin.
Já na categoria “titãs” está a Mattel, empresa por trás dos brinquedos Hot Wheels e Barbie. Desde o último ano, a gigante lançou diversas coleções de NFTs ligadas a seus maiores produtos.
Por fim, a lista também conta com o TikTok, outra gigante que já lançou NFTs, e a Stripe, solução de pagamentos que trabalha com criptomoedas. A SpaceX, de Elon Musk, é a última que aparece na lista com alguma ligação com criptomoedas.
A lista completa das 100 empresas mais influentes de 2023 pode ser encontrada no site da TIME.