Para Eugene Ludwig, ex-Controlador da Moeda dos EUA, as criptomoedas estão “se livrando de um assassinato”. Afinal, o setor não possui nenhuma regulamentação rígida, enquanto isso, seus concorrentes enfrentam todos os tipos de burocracia governamental.
Sem uma concorrência justa, bancos estariam ameaçados por empresas de criptomoedas que oferecem serviços de empréstimos, aponta Ludwig. Sua fala ocorreu na conferência anual do Bank Policy Institute e foi noticiada pelo Bloomberg.
Também nesta conferência, Lael Brainard, mostrou-se preocupada com o crescimento das stablecoins. Para a vice-presidente do Fed, este setor precisa ser enquadrado na regulamentação que guia bancos tradicionais.
Concorrência desleal entre criptos e bancos
Embora muitas empresas de criptomoedas ofereçam serviços bem similares aos de bancos tradicionais, a falta de regulamentação sobre esse setor acaba abrindo uma concorrência desleal entre os mesmos.
Para Eugene Ludwig, ex-Controlador da Moeda americano durante o governo de Bill Clinton, isso significa que elas estão “se livrando de um assassinato” por matar os bancos. Indo além, comenta que os bancos devem “tomar o território de volta em vez de deixar que o mesmo seja perdido”.
Na sequência, Ludwig também mostrou-se preocupado com as ações do Fed.
“Existe um grande perigo de que, se o Fed entrar no mercado de criptomoedas e começar a transferir a experiência de depósito do setor bancário para o governo, teremos todos os tipos de problemas. O sistema bancário deve ser usado como distribuidor seguro de criptomoedas.”
“There is a huge danger that if the Fed gets into crypto and begins to take a deposit experience away from the banking industry and into the govt., we will have all kinds of problems. The banking system should be used as the safe crypto distributor.” – @geneludwig #tchbpi2022
— Bank Policy Institute (@bankpolicy) September 6, 2022
Vice-presidente do Fed mostra preocupação com stablecoins
Lael Brainard, vice-presidente do Fed, também esteve presente no mesmo evento de Ludwig. Contudo, suas preocupações estão voltadas para as stablecoins. Afinal, estima-se que as próprias criptos sejam reguladas pela SEC e os mercados pela CFTC, ficando o Fed responsável pelas stablecoins.
“As stablecoins têm o maior potencial de risco se não forem devidamente reguladas. Esse risco pode facilmente se espalhar para o sistema financeiro principal devido à natureza executável das stablecoins”, apontou Lael Brainard, vice-presidente do Fed. “As recomendações do PWG foram muito fortes. Regulamentação como dos bancos, proteções prudenciais e backstops de liquidez são a melhor maneira de situar as stablecoins.”
“The PWG recommendations were very strong. Bank like regulation, prudential guardrails and liquidity backstops are the best way to situate stablecoins.” – Vice Chair Lael Brainard, @federalreserve #tchbpi2022
— Bank Policy Institute (@bankpolicy) September 7, 2022
Por fim, mesmo que reguladores tenham desacelerado seus trabalhos após a queda do mercado de criptomoedas, os mesmo ainda estão atentos aos mesmos, em especial a empresas e stablecoins.