Os desenvolvedores da plataforma Ethereum aprovaram uma das maiores mudanças na rede desde sua criação em 2015, uma mudança que poderia elevar o preço do token nativo, o ETH.
A proposta EIP-1559 (Ethereum Improvement Proposal), está programada para ser implementada na atualização “Londres” em julho deste ano e, crucialmente para os investidores, pode resultar na moeda se tornando um ativo deflacionário.
A mudança, portanto, vai reduzir a quantidade de Ethereum em circulação, “queimando” alguns dos tokens usados para alimentar transações na blockchain.
O método de queima pode servir como um mecanismo deflacionário se o Ether consumido como combustível ultrapassar o cronograma de emissão.
Se a atividade aumenta e a oferta de Ether diminui devido à queima, uma curva de oferta e demanda indicaria um aumento no preço unitário do ativo porque cada unidade precisaria satisfazer uma proporção maior da atividade econômica.
Ethereum pode disparar
A EIP 1559 resolve um problema atual: os usuários do Ethereum podem apenas estimar quanto Ether será necessário para que as transações sejam processadas, um jogo de adivinhação que gerou sites como o ETH Gas Station para ajudar as pessoas a saber quanto pagar.
A atualização que acontecerá em julho, incorporará um preço médio à própria rede, tornando o jogo de adivinhação desnecessário.
O fornecimento reduzido de Etherum provavelmente levará ao aumento dos preços do ativo à medida que a demanda pelas moedas aumenta, disse Eric Turner, diretor de pesquisa da Messari, uma empresa de análise de criptomoedas.
“Este é provavelmente um dos maiores marcos que vimos recentemente”, disse ele. Até que a EIP 1559 entre em ação, o suprimento de Ethereum era teoricamente infinito, levando a críticas de que sua política monetária subjacente era fraca e inflacionária. “Agora, eles estão controlando a inflação no Ethereum” e “em alguns casos, você está olhando para uma inflação negativa, então é definitivamente importante”, completou Turner.
630% de valorização em um ano
O Ethereum viu uma alta de 631% nos últimos 12 meses, enquanto o Bitcoin subiu cerca de 400%. Ao contrário do Ethereum, o Bitcoin teve desde seu início em 2009 um suprimento fixo de 21 milhões de moedas. Essa diferença levou os críticos do Ethereum a dizer que ele não deveria ser visto como uma moeda digital semelhante ao Bitcoin.
O CEO da empresa de infraestrutura Ethereum Staked, disse à Decrypt que é provável que seja a atualização seja “positiva para o preço de longo prazo do Ethereum”.
Taxas de gás mais baixas e previsíveis, disse ele, significa que Ethereum não é apenas para os ricos, incentivando as pessoas a construir e usar a rede.