Raoul Pal, macro investidor e CEO da Real Vision, apresentou uma comparação entre o atual gráfico do Ethereum (ETH) em relação ao Bitcoin (BTC) em 2017. Segundo ele, o Ether pode presenciar um rally de 300% em breve.
Isso pode não apenas significar uma grande diminuição na dominância do Bitcoin como também fazer com que o Ethereum ultrapasse, pela primeira vez, o bitcoin em capitalização de mercado, caso o mesmo mantenha-se estático ou caia.
Dentre os motivos da grande valorização do Ethereum neste ano estão a sua queima de Ethers, a expansão dos setores de DeFi e jogos, bem como os pequenos avanços para a migração para Proof-of-Stake (PoS).
“Ethereum pode passar o Bitcoin”
A análise de Raoul Pal mostra o atual gráfico do Ethereum sobreposto ao do Bitcoin em 2017, quando ele estava na casa dos 7.892 dólares. Desta forma, o investidor acredita que o ETH possa subir até 3 vezes, como o bitcoin fez em 2017, chegando a quase 13.000 dólares por unidade.
“eu não espero perfeição, mas com todas as outras análises que fiz, algo como um rally de 100% a 300% é altamente provável no final do ano. Nada é certo.”
Now, I don't expect perfection but with all the other analysis I have done, something like a 100% to 300% rally is highly probable into year end. Nothing is a cert.
After that, its a tougher call but I think it possibly elongates and sees significantly higher prices.
— Raoul Pal (@RaoulGMI) November 17, 2021
Conforme o Ethereum está com uma capitalização de mercado de 493 bilhões de dólares, um aumento de 300% pode fazer com que ele ultrapasse o Bitcoin caso o mesmo mantenha-se na casa dos 60 mil dólares, com R$ 1,11 trilhão de valor de mercado total.
Mesmo uma valorização de 100%, a hipótese mais conservadora apresentada por Raoul, faria com que o Ethereum diminuísse consideravelmente a atual dominância do Bitcoin.
Há espaço para isso, sem ameaçar o Bitcoin. Afinal o Ether ainda está 55% abaixo de sua alta histórica no par ETH/BTC. Esse pico foi marcado em junho de 2017, quando a negociação chegou em 0,156 BTC por 1 ETH, hoje está na casa de 0,07.
Queima de Ethers tem influenciado o preço
Desde a introdução do EIP-1559 — cujo maior propósito é a queima de parte das taxas de transferência — o Ethereum já queimou mais de 933 ETH, equivalente a 22 bilhões de reais na conversão atual.
Desta forma, além dos Ethers dos holders não serem desvalorizados por conta da inflação — geração de novas moedas — também há um choque de oferta, antes feita por mineradores. Em alguns momentos a rede chegou a queimar mais tokens do que imprimir.
Dentre outros pontos que estão sendo importantes para o Ethereum no momento é sua ampla gama de aplicativos rodando em seu protocolo, especialmente dos setores de DeFi e jogos, bem como a tão sonhada transição para o Proof-of-Stake.