A criptomoeda Ethereum, que foi construída para ser uma super plataforma de dApps, está com uma votação para alteração do consenso de mineração aberta pela sua comunidade.
Até o momento da escrita deste, mais de 93% da comunidade Ethereum mundial concorda com essa alteração.
A atualização para alterar esse consenso de mineração é chamada de ProgPoW, sendo que o principal motivo para que entre em vigor é reduzir a força das placas de mineração Asics, favorecendo novamente quem possui placa de vídeo (GPU).
Como está funcionando a votação?
Para levantar os votos da comunidade Ethereum de uma maneira mais justa, o website CarbonVote está contabilizando a quantidade de Ethereum que cada usuário da rede possui.
A justificativa é que nas comunidades muitas informações são falsas ou promovidas por quem nem possui Ethereum, logo não faz sentido contabilizar o que está sendo debatido publicamente.
Para isso, usuários da rede que desejam participar da votação devem enviar uma transação 0-Ether para os endereços do Sim ou Não, sendo mostrado a quantidade de Ether que cada lado possui.
Se quem é a favor tem mais Ethereum, logo é quem mais teria poder de decidir pelo futuro por serem os verdadeiros holders. O contrário também é valido.
As mudanças vão acontecer com essa votação?
O site CarbonVote deixa claro ser apenas um indicador para a comunidade observar, não sendo oficial da Ethereum Foundation.
Apesar disso, o lado vencedor até então, que é o favorável a mudança da proposta EIP-1057, já possui mais de 170 transações realizadas, somando mais de 2 milhões de Ethereum nos endereços.
O lado que é contra a mudança teve pouco mais de 30 transações, somando 188 mil Ethereum nos endereços.
Importância de alterar para ProgPow
Dois lados disputam nesse caso, quem é a favor das placas de mineração Asics continuarem a fazer parte da rede, e do outro lado quem é contra.
Há dentre os desenvolvedores do Ethereum quem acredite que os Asics devam ser abraçados e permanecer.
O poder computacional de tais placas é imensamente superior ao das GPUs, porém, como são mais caras podem ficar em poucas mãos e prejudicar a descentralização.
Criptomoedas públicas temem o ataque 51%, logo é plausível a preocupação da comunidade que viu recentemente a Ethereum Classic (ETC) sofrer com esse problema.
Como a votação está fechando para o lado do sim, a importância dessa alteração é alta para a comunidade, nesse caso dando força aos mineradores que utilizam GPUs.
Ainda não existe uma data certa para acontecer uma alteração como essa, que se for dada como certa, acontecerá como um hard fork.