EUA criam licença para investidores sacarem fundos do Tornado Cash

No início do mês passado, os EUA emitiram sanções ao Tornado Cash, famoso mixer de criptomoedas. Nesta terça-feira (13), o Departamento do Tesouro americano respondeu a algumas perguntas frequentes sobre o tema, falando sobre uma licença para liberar fundos ligados a tal mixer.

Como destaque, os EUA afirmam estar cientes dos ataques de poeira (dusting) onde diversas pessoas receberam fundos do Tornado Cash de forma não-solicitada justamente para atrapalhar tais sanções.

Outros pontos destacados são procedimentos sobre fundos enviados ao Tornado Cash, mas que não foram ‘embaralhados’. Apesar disso, notam que o recebimento de criptomoedas que já passaram por tal ferramenta ainda está proibido.

Os ataques de poeira ligados ao Tornado Cash

Logo após os EUA sancionarem o mixer Tornado Cash, diversas pessoas famosas na indústria de criptomoedas começaram a receber transações que passaram por tal ferramenta. Como exemplo, as carteiras de Vitalik Buterin, Brian Armstrong e Justin Sun foram algumas que receberam pequenas frações de ETH com ligação a tal ferramenta.

Com isso, a pessoa que realizou tais transações tinha algo em mente. A primeira hipótese seria uma brincadeira de gosto duvidoso. Já a segunda, poderia ser interpretada como uma forma de atrapalhar às sanções dos EUA.

Apesar disso, os EUA afirmaram nesta terça-feira (13) que estão cientes destes ataques.

“Tecnicamente, os regulamentos da OFAC se aplicariam a essas transações.”

“Na medida em que, no entanto, essas transações de “poeira” não tenham outro nexo de sanções além do Tornado Cash, a OFAC não priorizará a aplicação contra o recebimento atrasado de relatórios de bloqueio iniciais e relatórios anuais subsequentes de propriedade bloqueada de tais pessoas dos EUA.”

EUA emite licença para conclusão de transações ligadas ao Tornado Cash

Como pode ser observado no parágrafo acima, os EUA estão criando uma espécie de “lista branca” para algumas transações. Sendo assim, transações envolvendo o Tornado Cash antes das sanções poderão ser liberadas caso seu ‘embaralhamento’ não tenha sido feito.

Entretanto, tais pessoas deverão fornecer um bom conjunto de dados para isso. Como exemplo, o Tesouro pedirá os endereços de remetente e beneficiário, hashes de transações, datas e outros detalhes de qualquer transação.

“Para solicitar uma licença específica para concluir uma transação ou retirar moeda virtual envolvendo o Tornado Cash que foi depositada antes de sua designação, ou para se envolver em outras transações ou negociações com o Tornado Cash, você é incentivado a registrar uma solicitação de licenciamento […]”

Por fim, muitas pessoas não estão contentes com a abordagem dos EUA sobre o assunto. Nas últimas semanas, até mesmo a corretora Coinbase questionou a abordagem do Tesouro, afirmando que pessoas honestas estavam sendo prejudicadas por este processo.

Sendo assim, é possível que tais reclamações tenham sido ouvidas. Afinal, ainda que não seja conclusivo, o processo acima pode ajudar alguns usuários do Tornado Cash que estavam apenas tentando aumentar a sua privacidade em um ambiente totalmente transparente.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias