Facebook formaliza registro no Brasil de sua carteira de criptomoedas

Carteira de moedas digitais do Facebook inicia registro no Brasil.

Carteira Novi do Facebook, Libra
Carteira Novi do Facebook, Libra

O Facebook abalou o mundo das finanças em 2019, quando anunciou o audacioso projeto Libra. Após inúmeros debates com vários governos sobre, o Facebook resolveu dar um passo atrás, mas inicia, no Brasil, o registro de sua carteira de criptomoedas.

Pretendendo lançar uma inovação nas finanças globais, o Facebook buscou a tecnologia blockchain para criar sua moeda. Tendo ganho fama com o Bitcoin, principal criptomoeda do mundo, essa tecnologia permite segurança e transparência em transações digitais.

Nomeada Libra, a moeda digital do Facebook pretende ser uma espécie de stablecoin, uma vez que terá seu valor lastreado em moedas fiduciárias. Contudo, apesar de promissora, a ideia da Libra tem sido contestada no governo dos EUA, e de vários países da Europa e mundo. Mesmo assim, seu desenvolvimento continua e uma novidade chega no Brasil.

Facebook começa processo de registro de sua carteira de criptomoedas no Brasil, Novi vem aí

O Facebook é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Seu CEO, Mark Zuckerberg, é o quarto homem mais rico do planeta hoje, de acordo com a Forbes Real Time Billionaires, exibindo uma fortuna estimada em U$ 88 bilhões (R$ 455 bi).

Com tal protagonismo, qualquer ação da empresa é importante no mercado de tecnologia. Desde 2019, entretanto, o Facebook busca espaço no novo mercado de criptomoedas, que possuí um imenso potencial para as finanças no mundo.

Com uma base de usuários gigantesca, com mais que 2 bilhões de pessoas, o Facebook imaginou a criação da Libra, uma moeda digital. Para armazenar as moedas nos aplicativos como WhatsApp, está em desenvolvimento uma carteira de criptomoedas.

Chamada de Novi, a carteira de criptomoedas do Facebook teve pedido de registro da marca no Brasil. Com data do depósito em 26/05/2020, o Facebook solicita junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), um registro de marca nominativo.

Esse registro pede que a marca Novi seja de uso exclusivo do Facebook no país. O pedido não protege os símbolos da marca, apenas a grafia da Novi, de acordo com explicação no site do INPI.

Marca nominativa, ou verbal, é o sinal constituído por uma ou mais palavras no sentido amplo do alfabeto romano, compreendendo, também, os neologismos e as combinações de letras e/ou algarismos romanos e/ou arábicos, desde que esses elementos não se apresentem sob forma fantasiosa ou figurativa.

Publicação oficializa pedido de registro e expõe mercado brasileiro a realidade das criptomoedas

Com o Brasil sendo uma das principais bases de usuários do Facebook, o movimento mostra que a empresa mira suas ações no local. Recentemente, o Brasil foi o primeiro país a receber o WhatsApp Pay, uma nova modalidade de pagamentos digitais também do Facebook.

Com a publicação do registro de marca da Novi na Revista da Propriedade Industrial (RPI), na edição 2581, nesta terça (23), o Facebook tem oficializado seu pedido. Na publicação da RPI é informado que o exame formal para registro da marca foi concluído.

A especificação do registro de marca da Novi ocupa quase cinco páginas da publicação, com vários itens. No pedido de registro de software, destaca-se, entre outros, “Serviços De Fornecimento De Software Que Facilita A Capacidade Dos Usuários De Visualizar, Analisar, Registrar, Armazenar, Monitorar, Gerenciar, Comercializar E Trocar Moeda Digital, Moeda Virtual, Criptomoeda, Ativos Digitais E De Cadeias De Blocos, Ativos Digitalizados, Títulos Digitais, Criptotítulos E Títulos De Utilidade“.

Não se sabe quando a Novi chega ao mercado, uma vez que ainda está em desenvolvimento. Mesmo assim, o Facebook cumpre uma etapa importante para implementar essa carteira de criptomoedas para seus clientes no Brasil, país que tem recebido destaque da grande empresa.

Finalmente, o Novi será um aplicativo que poderá ser baixado em lojas como Google Play e Apple Store. Além disso, estará presente dentro dos aplicativos da própria empresa, como o WhatsApp e Messenger, por exemplo. Sua função será possibilitar pagamentos com a Libra, criptomoeda do Facebook.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias