Enquanto alguns traders se debruçam sobre gráficos e acompanham notícias sobre o mercado, os integrantes da Família Bitcoin acreditam que os ciclos da lua também interferem no preço das criptomoedas.
Segundo Didi Taihuttu, pai da família, as pessoas tendem a negociar mais quando a lua está cheia, ou na fase ‘meia-lua’.
A estratégia tem sido lucrativa, revelou Taihuttu à CNBC em conversa compartilhada nesta terça-feira (11). No entanto, ele nota que a lua não é o único indicador usado em seus trades.
Fases da luz influenciam o preço do Bitcoin, diz pai da Família Bitcoin
O apelido ‘Família Bitcoin’ não é à toa. Em 2017, Didi Taihuttu, sua esposa e três filhas resolveram vender tudo o que tinham para comprar Bitcoin. Apesar do mercado ter passado por um grande período de baixa nos anos seguintes, a família manteve sua crença no Bitcoin e não se decepcionou com a espera.
Para aumentar suas economias, ao invés de gastar todos os bitcoins adquiridos, Didi Taihuttu começou a negociar criptomoedas. No entanto, diferente de outros traders, o pai da família acredita que a lua seja um bom indicador de compra e venda.
“É uma combinação de Bollinger Bands, Lower e Upper Bands, NMA, Red/Green Ribbon, NormStoch, RSI, Price Oscillator, Plot, MACD, Cross, Chande Momentum Oscillator, RSI-EMA, lua cheia e lua nova”, comentou Taihuttu à CNBC sobre os indicadores usados por ele.
“Não estou dizendo que sempre afeta o preço do bitcoin, mas a lua influencia muito. [As pessoas] tendem a comprar mais, tendem a vender mais.”
Assumindo que possa parecer coincidência, Taihuttu pede para olharmos para o gráfico do Bitcoin, notando que “há um dump ou um pump”, dependendo do ciclo do mercado, “principalmente na lua cheia”.
Como mencionado anteriormente, a Família Bitcoin não usa apenas as fases da lua para tomar suas decisões financeiras. Um exemplo citado por Taihuttu é a combinação da lua com outro indicador.
“Portanto, se estivermos no topo da Banda de Bollinger em combinação com a lua cheia, então você sabe que vamos correr [cair]”, exemplificou Taihuttu.
Família está vivendo em Portugal
Originaria da Holanda, a Família Bitcoin está atualmente em Lagos, uma cidade costeira de Portugal. Segundo Didi Taihuttu, a escolha tem ligação com os impostos, ou falta deles, na região.
“Você não paga nenhum imposto sobre ganhos de capital ou qualquer outra coisa sobre criptomoedas em Portugal”, comentou Taihuttu. “Desde que você não receba em criptomoedas por fornecer serviços em Portugal, você está livre.”
Além disso, o pai da Família Bitcoin também elogiou a beleza natural de Lagos, uma combinação perfeita.
Por fim, assim como muitas pessoas interessadas em tecnologia, Taihuttu também comentou sobre a chegada da Inteligência Artificial, notando que está usando o ChatGPT para melhorar a eficiência de seu trabalho.
“Qualquer pessoa no mundo agora pode entrar no ChatGPT e dizer: ‘Escreva-me um indicador baseado em médias móveis e neste ou naquele ciclo”, comentou Taihuttu sobre a IA, indicando um ganho de tempo.