A Ferrari, fabricante de carros esportivos de luxo, começará a aceitar pagamentos em criptomoedas na Europa ainda neste mês de julho. O motivo está ligado a demanda de seus clientes por essa opção.
A empresa já trabalhava com criptomoedas nos EUA desde o ano passado. No novo comunicado, compartilhado pela Reuters nesta quarta-feira (24), também afirmou que deseja fazer o mesmo em outros países onde as criptomoedas são legalizadas.
Embora não tenha revelado números, a expansão para o mercado europeu e internacional mostra que a estratégia deu certo nos EUA, principalmente porque o Bitcoin, uma das moedas aceitas pela Ferrari, acumula ganhos de 58% no ano, deixando grandes investidores ainda mais ricos.
Ferrari apresenta crescimento em vendas e diz ter planos para aceitar criptomoedas em mais países
Durante momentos de queda, a própria comunidade de criptomoedas sempre posta memes sobre procura de empregos em redes como o McDonald’s. Já na alta, não é difícil ver esses mesmos investidores sonhando com automóveis e outros itens de luxo.
Para a italiana Ferrari, isso não é apenas uma brincadeira e há realmente uma demanda vinda desse nicho. Ou seja, as pessoas realmente têm interesse em comprar seus carros usando criptomoedas.
“A entrada no mercado europeu segue o lançamento bem-sucedido deste sistema de pagamento alternativo nos Estados Unidos há menos de um ano, para ajudar os revendedores a atenderem melhor às necessidades em evolução de seus clientes”, disse a Ferrari.
Nos EUA, a montadora aceita três criptomoedas como pagamento, Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e a stablecoin USDC. Os pagamentos são feitos através da BitPay, que desde 2011 oferece soluções do tipo para empresas.
O preço de cada modelo depende da sua configuração. De qualquer forma, uma Ferrari SF90 Spider começa na faixa dos US$ 575.000 nos EUA, já séries especiais, como a Ferrari SF90XX Spider e a Ferrari SF90XX Stradale, são vendidas por US$ 844.000 e US$ 932.000, respectivamente.
Segundo relatórios financeiros, a empresa vendeu 13.663 veículos em 2023, registrando um lucro superior a 1 bilhão de euros pela primeira vez em sua história. Portanto, conforme o número é baixo quando comparado a outras montadoras populares, isso explica sua vontade em atender investidores de criptomoedas.
Tudo indica que a Ferrari não está mantendo Bitcoin ou Ethereum em seu caixa, convertendo as criptomoedas automaticamente para moedas fiduciárias após as vendas. De qualquer forma, isso mostra como elas podem ser usadas tanto como um investimento quanto como uma moeda.