A FTX, corretora que entrou em processo de falência em novembro do ano passado, liberou uma página nesta terça-feira (11) para que seus credores iniciem o processo de resgate de suas criptomoedas.
Como consequência, o FTX Token (FTT) iniciou uma alta de 30% em poucos minutos. Com o andamento do resgate, investidores acreditam que a corretora retornará suas atividades em breve, sobre novo comando.
FTX inicia processo de resgate de criptomoedas travadas na corretora
Em uma página especial, chamada Portal de Reivindicações do Cliente da FTX, em tradução literal, é possível ver o avanço dos trabalhos da nova direção da corretora fundada por Sam Bankman-Fried, atualmente preso.
“O Portal de Reivindicações do Cliente da FTX permite que você acesse as informações da sua conta da FTX, obtenha informações sobre histórico e, se necessário, envie uma prova de reivindicação eletrônica”, informa o site.
Seguindo, a página afirma que usuários podem verificar o saldo que possuíam na corretora no dia 11 de novembro de 2022, histórico de transações e a realização de KYC.
Na parte inferior, os usuários da FTX podem selecionar qual plataforma desejam acessar, incluindo FTX.com, FTX.us, FTX EU, FTX JP, Liquid e Blockfolio (internacional e americana).
Após a seleção, os credores são direcionados a uma página de login que incluiu mais detalhes sobre o plano de reembolso. Embora os fundos ainda não possam ser acessados, a página está dando esperança aos lesados pelo golpe.
“Aguarde as próximas etapas do plano de distribuição do Capítulo 11 [processo de recuperação]”, aponta a última etapa dos seis processos.
A velocidade do processo também chama atenção. Como comparação, a Mt. Gox, falida em março de 2014, ainda não encerrou seu processo de reembolso aos seus clientes lesados.
Token FTX (FTT) volta a subir com notícia
A liberação da página de resgate animou investidores. Em poucos minutos, o token da FTX, FTT, já apresenta alta de 30% nesta terça-feira (11).
Um dos motivos para a alta é a chance da FTX ser reaberta. Por três vezes, a nova direção da corretora já informou sobre o desejo para que isso aconteça. Na última oportunidade, no final do mês passado, o FTT também apresentou uma boa valorização.
Por fim, reabrindo ou não, o maior interesse do mercado está nas criptomoedas atualmente presas na FTX. Na data de sua falência, a FTX era a segunda maior corretora do setor, abrigando diversos investidores e, especialmente, criadores de mercado.