A Bitmain, fabricante de equipamentos para mineração de Bitcoin, teria pausado o pagamento dos salários de seus funcionários. Segundo o jornalista Colin Wu, a gigante afirmou que seu caixa ficou no negativo no mês de setembro, expressando preocupação sobre suas operações.
Escrita em mandarim, uma captura de tela mostra uma suposta carta enviada aos funcionários da empresa pedindo que os mesmos garantam que as metas sejam batidas.
“Aviso relativo à suspensão do pagamento de parte dos salários de todos os trabalhadores em setembro.”
“Em setembro, o fluxo de caixa operacional da empresa não se tornou positivo, o progresso de algumas máquinas de mineração não está à altura do padrão”, aponta a captura de tela. “Decisão: suspender temporariamente o pagamento de parte dos salários de todos os empregados em setembro.”
Horas após a mensagem acima circular nas redes sociais, contando com a confirmação das informações por alguns funcionários, a Bitmain informou que realizou o pagamento dos salários, apenas cortando alguns bônus de desempenho.
“Na tarde do dia 7 de outubro, a Bitmain pagou os salários de setembro, informando que apenas não pagou o salário de desempenho de algumas pessoas. O salário-base foi liberado normalmente no dia 30 de setembro.”
On the afternoon of October 7, Bitmain has repaid September wages, and stated that it only did not pay the performance salary of some people. It has also been repaid, and the basic salary has been released normally on September 30.
— Wu Blockchain (@WuBlockchain) October 8, 2023
Bitmain lança ASIC de mineração de Bitcoin mais potente do mercado
Apesar dos rumores de que maior fabricante de ASICs de mineração de Bitcoin do mundo esteja em crise, dados apontam que o setor está em alta. Mesmo com sem novas altas de preço, o poder computacional da rede continua atingindo novas máximas a cada semana.
Um dos motivos é a chegada de novas ASICs, principalmente da Bitmain. Segundo o site oficial da empresa, o modelo S21 promete entregar 200 TH/s, quase quatro vezes mais que seu modelo anterior, o S17.
Pesando mais de 15 kg, cada máquina está sendo negociada por US$ 7.000 diretamente no site da empresa, que planeja começar o envio apenas em 2024 em lotes de 1.000 unidades.
Um dos motivos para acreditar que o modelo S21 terá uma alta demanda é a chegada do halving do Bitcoin, marcado para abril do próximo ano. Com a recompensa da mineração caindo pela metade, espera-se que equipamentos mais antigos deixem de ser lucrativos.
Portanto, grandes mineradoras devem atualizar suas fazendas, sendo a Bitmain o principal fornecedor. Como consequência, o poder computacional da rede deve continuar crescendo, apesar dos incentivos menores, mantendo a segurança do Bitcoin.
Por fim, os rumores sobre a pausa nos salários na Bitmain aponta que a crise no setor ainda não acabou. Desde o final de 2021, diversas empresas já realizaram demissões em massa e cortes de benefícios.