Golpe na Caixa Econômica pede Bitcoin como pagamento

Polícia Federal já teria se envolvido nas investigações contra os golpistas.

Siga no
Agência da Caixa Econômica Federal
Agência da Caixa Econômica Federal - Reprodução/Senado Federal

Os bancos são alvos antigos de hackers nos últimos anos, mas com a digitalização dos pagamentos, a situação tem piorado. Isso porque, um novo golpe na Caixa Econômica Federal agora pede até Bitcoin para suas vítimas.

Com o crescimento das denúncias sobre o novo golpe na praça, a Polícia Federal começou as investigações. O novo golpe é considerado pelas autoridades como uma forma sofisticada de estelionato.

Com o pagamento do auxílio emergencial em 2020, muitos golpistas se aproveitam das novas brechas. Recentemente, uma dupla foi presa no Brasil ao sacar dinheiro de caixas eletrônicos. Na ação, a polícia detectou que eles haviam comprado dados pela deep web, vazados de bancos de dados federais.

Golpe na Caixa Econômica é perigoso e até pede Bitcoin como pagamento pelo resgate

A Caixa Econômica Federal é de fato o banco estatal referência no Brasil. Com uma grande base de clientes, oferece vários serviços e é utilizado pelo governo em campanhas. Com o pagamento do auxílio emergencial em 2020, por exemplo, o banco foi o responsável pelo repasse.

Além disso, é a instituição que tem feito o repasse do FGTS, autorizado pela Medida Provisória n.º 946 de 07/04/2020. Com muito dinheiro rolando pela instituição, a Caixa Econômica Federal se tornou alvo de golpes.

A Polícia Federal tem investigado um golpe sofisticado envolvendo a Caixa. Segundo a comunicação da PF, pessoas têm recebido e-mails contendo vírus, que espionam todas as atividades das vítimas. Além disso, todas essas informações são enviadas aos hackers por e-mail.

Em outro ponto, a Polícia Federal destacou que ransomwares também tem sido instalados. Ou seja, quando uma pessoa acessa o link, tem o computador ou celular bloqueado. Para efetuar o desbloqueio, os hackers pedem Bitcoin como pagamento.

Cabe o destaque que esse pagamento não garante que o aparelho será desbloqueado e autoridades não aconselham que seja feito. Ao ver o aumento dos casos a Polícia Federal já iniciou investigações dessa vulnerabilidade.

O e-mail leva as pessoas a acreditar que é um procedimento novo da Caixa, devido a golpes recém descobertos. Contudo, a PF alerta que a Caixa Econômica não faz atendimento via e-mail, apenas em agências ou site oficial.

Para se manter seguro, a PF pede que as pessoas não confiem em links suspeitos recebidos por e-mail e confiram se estão acessando sites oficiais.

Bancos afirmam que seguem implementando medidas de segurança, mas golpes continuam perspicazes

Em um evento recente promovido pela FEBRABAN, um dos temas foi a segurança digital dos bancos. Com a chegada da pandemia, com agências fechadas ou reduzidas, muitos clientes correram para o digital.

Com a modalidade de pagamentos digitais em alta, golpes tem se aproveitado do momento. Os bancos até afirmaram estar investindo em segurança, mas os golpes continuam inovando.

Além disso, um famoso grupo de hacker anunciou a “Operação Robin Hood” recentemente. Dessa forma, os hackers deixaram claro que os ataques contra instituições bancárias seriam intensificados. O motivo dos hackers seria ativismo contra uma suposta corrupção bancária no Brasil.

Vale o destaque que até o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teve dados bancários vazados neste ano. Esse caso também segue sob investigação da Polícia Federal, que já começou a efetuar operações de prisão e buscas.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Hacker e Bitcoin

Protocolo DeFi sofre ataque hacker e perde R$720 milhões

O protocolo de finanças descentralizadas Cream Finance sofreu um ataque que drenou 720 milhões de reais em tokens através de um ataque que utilizou...
Foto da Fachada da Prefeitura de Niterói

Niterói observa tecnologia blockchain, prestes a criar moeda digital

A cidade de Niterói é uma das que observa o potencial da tecnologia blockchain de perto, período em que também avalia criar uma moeda...

Shiba Inu ultrapassa Dogecoin em valor total de mercado

Conforme a queda do Bitcoin arrastou a maioria das criptomoedas alternativas para baixo, isso fez a Dogecoin cair mais de 8% nas últimas 24...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias