Ruja Ignatova, conhecida como “rainha das criptomoedas”, deu sinais de vida ao colocar a venda um luxuoso apartamento em Londres. Ela é procurada há 5 anos por enganar investidores ao criar uma criptomoeda falsa chamada OneCoin.
A rainha das criptomoedas começou a vender a criptomoeda OneCoin em 2014, prometendo lucros de até 10 vezes, mas tudo não passava de um esquema de pirâmide.
Em outubro de 2017, Ignatova desapareceu quando as autoridades começaram a investigar seu esquema e não foi vista desde então. Agora, ela está na lista dos 10 fugitivos mais procurados pelo FBI e é a única mulher na lista.
A polícia disse recentemente que Ruja Ignatova provavelmente mudou sua aparência com uma cirurgia de mudança de sexo. No entanto, no início deste mês, ela supostamente reivindicou uma de suas propriedades, dando sinais de onde pode estar.
Apartamento de luxo
A venda do apartamento de cobertura em Kensington, Londres, colocou a notória fugitiva de volta à tona. Ela comprou a propriedade com o nome de uma empresa, mas mudanças nas regras da Companies House — órgão do Reino Unido responsável pelo registro e controle de empresas — exigiram que o nome da proprietária efetiva fosse revelado.
Como resultado, advogados de Ignatova fizeram uma reclamação formal sobre a propriedade, listando-a como a proprietária efetiva do imóvel.
Isso indica que a venda do apartamento foi um sinal que Ruja Ignatova está viva e tentando conseguir dinheiro, o que provocou um escrutínio imediato da mídia e das autoridades.
A venda foi rapidamente retirada do ar quando foi descoberto que a propriedade estava ligada a ela, e a divulgação de seu nome completo nas regras da Companies House resultou em um maior escrutínio por parte das autoridades.
“Rainha das criptomoedas” desaparecida há cinco anos
O apartamento que Ruja Ignatova reivindicou como “proprietária efetiva” por meio de seus advogados, fez ela se identificar por completo e não apenas por meio de sua empresa, fazendo com que ela saísse do anonimato e aparecesse em registros públicos.
Os advogados representantes dela registraram-na como a “proprietária efetiva” do apartamento de cobertura, assim, as autoridades sabem que ela está viva e conseguiram encontrar um imóvel em seu nome, o que é considerado um avanço nas investigações.
“A mulher mais procurada do mundo agora está oficialmente listada como a proprietária definitiva de uma cobertura em Londres”, disseram as autoridades.
“Isso sugere que ela ainda está viva, e há documentos por aí em algum lugar que contêm pistas vitais sobre seu paradeiro.”
“No mínimo, deve tornar mais fácil para as autoridades congelar esse ativo — e talvez até começar a devolver o dinheiro às vítimas.”
Enquanto a golpista dá sinais que está precisando de dinheiro, a procura por detalhes sobre sua localização continua, com uma oferta de uma recompensa de US$ 100.000 para qualquer um que tenha informações que levem à sua prisão.
OneCoin
Ruja Ignatova foi acusada pelo Departamento de Promotoria dos EUA de cinco crimes financeiros, incluindo fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e fraude de valores mobiliários.
Ela é uma das 11 mulheres incluídas na lista dos mais procurados do FBI, que foi lançada em 1950. O FBI sugere que ela possa ter viajado com um passaporte alemão para Atenas ou para outros países na Europa Oriental, Emirados Árabes Unidos, Rússia ou Bulgária.
Os outros líderes do esquema, incluindo seu irmão Konstantin Ignatov, já foram presos e condenados nos EUA por fraude de valores mobiliários envolvendo a OneCoin. Outros membros importantes da equipe da OneCoin também foram presos em diferentes países.
Os advogados que estão processando Ignatova, divulgaram uma declaração contundente no mês passado, onde disseram que os tokens OneCoin eram inúteis.
“Suas mentiras foram projetadas com um objetivo, fazer com que pessoas comuns em todo o mundo se desfaçam de seu dinheiro suado. Ela saiu com uma quantidade enorme de dinheiro”, disse um porta-voz do FBI.