Em comunicado postado nesta quarta-feira (14), o Google Cloud anunciou uma colaboração estratégica com a BNB Chain, ligada à Binance, para acelerar o desenvolvimento de startups voltadas à web3 e blockchain.
No momento, a BNB Chain possui mais de 1.300 aplicativos decentralizados (dApps) em sua plataforma. Portanto, pode ser de grande ajuda para que o Google, hoje maior empresa da web2, dê um passo adiante em direção ao futuro.
Além disso, esta parceria é mais uma prova de que as criptomoedas estarão cada vez mais presentes em nosso dia-a-dia, oferecendo soluções até então não fornecidas por serviços tradicionais.
Google Cloud e BNB Chain miram na web 3
Enquanto até mesmo o ex-CEO do Google, Eric Schmidt, já afirmou que a web 3 será uma realidade, o Google Cloud está desbravando este novo mundo. Portanto, sua parceria com a BNB Chain deve acelerar este processo devido a ampla quantidade de projetos em tal rede.
Segundo o anúncio, a BNB Chain já conta com mais de 1.300 aplicativos descentralizados (dApps) ativos em diversas áreas. Entre elas estão o metaverso, jogos em blockchain, NFTs e, claro, as finanças descentralizadas (DeFi).
“Estamos ansiosos para colaborar com a BNB Chain para fornecer aos construtores Web3 a infraestrutura de nuvem mais limpa para desenvolver e dimensionar seus aplicativos”, comenta James Tromans, diretor de Web 3 do Google Cloud. “Isso se baseia em nosso trabalho existente para atender às necessidades de nossos clientes no desenvolvimento, transação, armazenamento de valor e implantação de novos produtos em plataformas baseadas em blockchain.”
Já para a BNB Chain, uma parceria com uma empresa do tamanho do Google é um reconhecimento ao que a mesma se tornou enquanto capturava usuários do Ethereum que estavam descontentes com as altas taxas de transação do mesmo.
Equipe dedicada a ativos digitais e blockchain do Google Cloud
A parceria acima entre o Google Cloud e a BNB Chain parece ser um processo natural. Afinal, ainda em janeiro deste ano, o Google criou uma equipe dedicada a ativos digitais e blockchain, focando em novas áreas de desenvolvimento.
Portanto, podemos esperar que cada vez mais aplicativos descentralizados façam parte de nossa rotina, assim como aconteceu com a internet. Contudo, tais empresas precisarão facilitar ao máximo a experiência do usuário para que a chamada web 3 seja aproveitada pelo maior número de pessoas possível.