David Bailey, CEO da Bitcoin Magazine, acredita que governos começarão a comprar bilhões em Bitcoin nos próximos meses. Afirmando existir um “movimento silencioso de adoção do Bitcoin por nações”, o executivo nota que já existem diversos projetos estatais ligados à mineração.
Por vezes a adoção governamental do Bitcoin é tratada como o “último destino”, ou seja, o último grande ciclo de adoção.
Atualmente estamos na fase institucional. Além dos ETFs americanos já terem mais de 1 milhão de bitcoins, na última semana a MicroStrategy anunciou um plano para comprar US$ 42 bilhões na criptomoeda.
Essa quantia é monumental, mas é pouco quando comparado ao poder adquisitivo de grandes governos.
Países já estão interessados na mineração e próximo passo será compra de Bitcoin
Matthew Sigel, executivo da VanEck, revelou na última semana que três novos membros do BRICS estão envolvidos diretamente no setor de mineração. David Bailey, CEO da Bitcoin Magazine, aponta que esses testes estão escalando.
Isso explicaria as recentes quebras dos recordes do hash rate da rede e a pressão sobre mineradores.
“Há um movimento silencioso de adoção do bitcoin por nações acontecendo nos bastidores.”
“Neste ponto, parece que a maioria dos países em desenvolvimento já financiou um programa de mineração doméstico como teste”, escreveu Bailey. “Os primeiros a se mover estão passando de projetos pilotos de 100+ MW para projetos em escala de GW (gigawatt).”
Além de Argentina, Etiópia, El Salvador e Emirados Árabes Unidos, um país em destaque é o Butão, que minerava Bitcoin secretamente há anos e hoje possui R$ 5,1 bilhões na criptomoeda.
No entanto, Bailey destaca que países logo perceberão que é mais fácil comprar Bitcoin do que minerar. Segundo o executivo, isso pode acontecer já nos próximos meses devido à mudança de perspectiva sobre o ativo.
“O próximo passo será estabelecer uma reserva nacional de Bitcoin, seja por meio de um estoque estratégico, via banco central ou fundos soberanos.”
“Muitos países estão discutindo essa possibilidade”, continuou Bailey. “O espectro de aceitabilidade sobre o tema mudou tão drasticamente que acredito que estamos a poucos meses de uma nação (ou algumas) entrando no mercado em grande escala (bilhões de dólares todos os meses).”
Establishing a national Bitcoin reserve either through a strategic stockpile, via the central bank, or via sovereign wealth funds. Many countries discussing. The Overton window has shifted so dramatically on this topic, I think we’re just months away from a nation state (or a…
— David Bailey🇵🇷 $0.65mm/btc is the floor (@DavidFBailey) November 1, 2024
Além de El Salvador, que compra 1 bitcoin por dia, relatos mostram que o fundo soberano da Noruega possuia uma exposição indireta a 2.446 bitcoins em agosto. Embora não invista diretamente na criptomoeda, tal fundo tem ações da MicroStrategy, Marathon Digital, Coinbase e Block.
Por fim, essa adoção estatal pode ser lenta, assim como está acontecendo com empresas. De qualquer forma, pode ser o início de algo gigante, a ponto do Bitcoin ultrapassar o ouro como reserva de valor.