El Salvador sediará um grande encontro com bancos centrais de 32 países, que chegam para discutir sobre Bitcoin e outros projetos mais. Vale lembrar que esse é um dos menores países da América Central, mas com sua coragem de tornar o bitcoin uma moeda de curso legal, tem sido destaque mundial no último ano.
Após El Salvador, a República Centro-Africana seguiu os passos e também tornou o bitcoin uma moeda de curso legal. Essa medida foi anunciada recentemente, também despertando atenção do mundo para o primeiro movimento na África.
Mesmo assim, após adotar o bitcoin como moeda o governo salvadorenho indicou que houve aumento no turismo, assim como outros benefícios que podem impulsionar a economia local.
Grande encontro de 32 bancos centrais em El Salvador tem bitcoin na pauta
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, realizou um anúncio público no último domingo (15), indicando que deve sediar um importante encontro com autoridades de várias partes do mundo nesta segunda-feira (16).
Esse terá a presença de 44 países, sendo que enviarão representantes de 32 bancos centrais e de 12 autoridades financeiras. O Brasil ficou de fora desse encontro, segundo informações divulgadas pelo presidente que não cita representantes deste.
Representando a América do Sul então serão enviados representantes da Argentina, Paraguai, Equador, Peru, entre outros, de acordo com um mapa compartilhado pelo perfil do Bitcoin Beach. O perfil também marcou o FMI em suas publicações e brincou que provavelmente não é nada, após a organização internacional criticar El Salvador pela Lei Bitcoin.
Pelo mapa chama atenção que até a Rússia poderá participar, país que invadiu a Ucrânia nos últimos meses e conta com uma série de embargos econômicos. A China, que baniu o Bitcoin em 2021, também é marcado no mapa não oficial divulgado pelo perfil.
“Amanhã, 32 bancos centrais e 12 autoridades financeiras (44 países) se reunirão em El Salvador para discutir inclusão financeira, economia digital, bancar os desbancarizados, lançamento do #Bitcoin e seus benefícios em nosso país.”
Tomorrow, 32 central banks and 12 financial authorities (44 countries) will meet in El Salvador to discuss financial inclusion, digital economy, banking the unbanked, the #Bitcoin rollout and its benefits in our country.
— Nayib Bukele (@nayibbukele) May 16, 2022
Presença de países da África e América Central também chama atenção
Deixando de fora os Estados Unidos e países da Europa, a maioria dos países que enviarão representantes são aqueles considerados em desenvolvimento.
Assim, destaca-se a presença em massa de governos de países da África e América Central, vizinhos dos primeiros países a adotar o bitcoin como moeda.
Não está claro se eles possuem o interesse de criar leis para a moeda digital também, mas certamente esse encontro chama atenção pela grande quantidade de interesse de responsáveis por políticas monetárias indo conhecer a realidade Bitcoin de El Salvador.
Além de tornar o BTC uma divisa comum para o país, o governo local já comprou moedas e planeja a construção de uma cidade bitcoin, ou seja, há muito o que se mostrar, sendo tudo novidades iniciadas nos últimos meses.