Uma nova criptomoeda criada a partir da conhecida STEEM viu seu preço disparar em apenas 4 dias após seu lançamento. A criptomoeda, chamada de HIVE, é um hard-fork (cópia) da moeda da rede social que recentemente foi comprada por Justin Sun, a Steemit.
A Steemit é uma rede social baseada em Blockchain que permite compartilhamento de conteúdo de forma descentralizada. Isso é, produtores de conteúdo da rede social podem receber a moeda STEEM como incentivo, enquanto os leitores podem comprar a moeda para recompensar seus produtores preferidos.
O odiado Justin Sun, fundador da criptomoeda TRON e dono da Bit Torrent, resolveu comprar a rede social descentralizada, e a comunidade não aceitou muito bem a situação.
Isso gerou um conflito entre os usuários da Steemit e o novo dono, então, eles resolveram realizar um hard fork na blockchain da rede social para continua sendo independentes.
Assim surgiu a HIVE.
HIVE dispara quase 1000% em menos de uma semana
Várias grandes corretoras anunciaram suporte a nova criptomoeda, entre elas, a Binance, maior do mundo em termos de volume negociado, a Huobi, outra gigante asiática, também listou a moeda. Assim, a HIVE disparou em 4 dias de vida.
Com a disparada, a nova HIVE se tornou a 30ª criptomoeda mais valiosa do mundo, chegando a um valor de mercado de mais de 1.6 bilhão de dólares. Cada moeda está sendo negociada US $0,75 (R$ 4.66).
Com grande interesse da comunidade, quem já tinha a STEEM pode reivindicar tokens HIVE. Isso acontece porque a Blockchain da Steemit foi clonada, assim, usuários que tinham moedas na antiga blockchain têm direito a revindicar moedas nova blockchain.
O conteúdo também foi clonado, então, produtores de conteúdo da rede social Steemit tiveram seus conteúdos copiados na nova plataforma.
Para solicitar suas Hives, caso você tenha conta na Steemit, basta acessar o site https://hive.blog e seguir os procedimos indicados pelo site.
#Binance Will List @hiveblocks $HIVEhttps://t.co/YGD3stV5wN pic.twitter.com/WFTu9KqXq6
— Binance (@binance) April 27, 2020
HIVE e novas ideias
A Hive pretende inovar e funcionar semelhante a rede social Reddit, mas na blockchain. Assim, o conteúdo publicado lá não poderá ser censurado, a não ser que haja consenso de toda comunidade.
É isso que torna a plataforma descentralizada, ao contrário por exemplo, do Facebook, que deleta opiniões e conteúdos que eles não concordam, por opinião politica, religiosa ou qualquer outra que seja.
A equipe da HIVE já possui uma comunidade forte de desenvolvedores, incluindo a equipe original da STEEM.
Enquanto isso, Justin Sun, que tentou centralizar a Steemit, não ficou muito feliz com a divisão, mesmo que a Steemit tenha valorizado 38% nas últimas horas.
É provável que muitos usuários abandonem a antiga rede social. Mas isso, só o tempo dirá.