Um hospital no Rio Grande do Sul entrou para a história do Brasil, ao se tornar o primeiro a aceitar bitcoin como meio de pagamentos. A informação foi confirmada pelo Livecoins, que entrou em contato com a empresa.
O hospital em questão é a Fundação Hospitalar Rolante (FHR), que divulgou a novidade nos últimos dias.
Com isso, o bitcoin cresce como meio de pagamentos no Brasil, principalmente na área da saúde, que ainda enfrentava barreiras para aderir à moeda.
Hospital ajuda colocar cidade de Rolante como destaque internacional em adoção de bitcoin
Pelo menos 120 comércios de Rolante já aceitam bitcoin como um meio de pagamento normal, tornando a cidade o atual maior polo de adoção no Brasil.
Com o movimento “Bitcoin é Aqui”, a cidade se une a outras mais que tem promovido a adoção do bitcoin no comércio, além de Jericoacoara (CE) e São Thomé das Letras (MG), mostrando que do Sul do Brasil ao Nordeste várias iniciativas já ganham destaque.
Em um vídeo divulgado nos últimos dias, a iniciativa de Rolante divulgou que turistas que chegaram na cidade de apenas 21 mil habitantes podem encontrar toda a variedade de comércios aceitando bitcoin, entre hotéis, passeios e agora hospital.
É possível até mesmo pular de asa delta pagando em bitcoin, o que torna a cidade da serra gaúcha mais uma opção para se viver com a moeda digital da internet.
O município de Rolante fica a menos de 100 quilômetros da capital Porto Alegre, cidade que em 2022 colocou o Bitcoin Pizza Day em seu calendário municipal. Ao que tudo indica, no Estado do Rio Grande do Sul começam a surgir várias iniciativas que impulsionam o bitcoin, promovendo a moeda como um meio de pagamento legal no comércio.
Cidades pelo Brasil adotam bitcoin
De acordo com uma consulta ao site Coinmap.org, é possível conhecer como anda a adoção no comércio de várias cidades pelo mundo.
No Brasil, embora o site ainda não mostre o comércio de Rolante, fica claro que a região de Metropolitana de São Paulo é o principal polo de adoção, onde 270 comércios aceitam bitcoin como meio de pagamentos. Outras capitais que se destacam são Aracaju (SE) com 60 pontos, e a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com 58 comércios aceitando bitcoin.
Ou seja, ao que tudo indica, Rolante é a maior cidade do Sul do Brasil a adotar o bitcoin, atrás apenas da capital de São Paulo.