Investidor perde R$ 65,7 milhões em Bitcoin após cair em golpe de notificação falsa

O roubo levou exatos 10 minutos, ocorrendo entre as 02:02 e 02:12 da manhã pelo fuso horário do Pacífico (PST) no dia 20 de abril deste ano.

Um americano, identificado apenas pelas iniciais G.R., perdeu 65,7 milhões de reais em Bitcoin cair em um golpe onde os criminosos se passavam por funcionários da corretora Coinbase. As informações são do Business Insider.

Após estar convencido que estava falando com o suporte da corretora, a vítima alterou vários detalhes da sua conta, bem como concedeu acesso remoto ao golpista. Resultando na perda destes milhões em apenas 10 minutos.

Ataques que tentam se passar por negócios legítimos são comuns, a melhor dica é não abrir e-mails suspeitos, bem como não fornecer informações pessoais ou realizar alternações em suas contas caso requisitado. Além disso, a melhor opção é manter seus fundos sobre sua própria custódia, exchange não é carteira.

“Conta bloqueada”

Após o usuário comprar 200 BTC, em abril, na corretora americana Coinbase, ele recebeu uma notificação de que a sua conta havia sido bloqueada. Na verdade esta era uma notificação falsa.

Um ponto estranho neste caso foi a coincidência da notificação ter sido recebida após a compra. Não ficando claro se foi puro azar da vítima, caso o golpe tenha visado mais vítimas, ou então havia algum monitoramento.

O fato é que a vítima acabou ligando para o número de telefone disponível na falsa notificação. Convencido de que estava falando com a equipe de suporte da exchange, G. R. foi convencido a fazer várias alternações na sua conta, incluindo conceder acesso remoto a ela. Isso o levou a perder, na época, o equivalente 65,7 milhões de reais em criptomoedas.

De acordo com o Business Insider, o caso foi levado para a justiça e os investigadores dizem que cerca de 206 BTC, 7,26 milhões de reais na cotação atual, foram subtraídos da conta da vítima. Além disso, ele perdeu um montante não revelado de outra moeda, Stellar (XML).

“Uma vez concedido o acesso à Conta da Vítima, o investigado aumentou o limite de transações diárias e também tentou desativar certas notificações e configurações de alerta na Conta da Vítima”, escreveu Dan G. Boyle, procurador-assistente dos EUA.

O roubo levou exatos 10 minutos, ocorrendo entre as 02:02 e 02:12 da manhã pelo fuso horário do Pacífico (PST) no dia 20 de abril deste ano.

Rastreio das moedas

As investigações conseguiram encontrar o destino de cerca de 10% do montante, 10,2 BTC. Estes bitcoins foram parar em outra grande corretora, a Huobi Global. Sendo emitido um mandado e aviso para a recuperação destes fundos.

A Huobi concordou em congelar os fundos até que o caso encontre uma resolução. Mostrando que cada vez mais as exchanges estão trabalhando junto com entidades governamentais para solucionar casos de golpes.

Mantenha-se seguro, procure deixar suas moedas em uma carteira para evitar estas tentativas de golpe. Vale lembrar que é muito provável que a Coinbase não cobrirá nenhuma perda da vítima.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias