Enquanto o mercado de criptomoedas derrama mais, batendo recordes de minímas, a IOTA se valoriza mais de 17% no momento da escrita desta.
No Coin Market Cap o valor de mercado da IOTA é de cerca de R$ 0.84 por unidade, mas mesmo assim com uma valorização nas últimas 24 horas em relação ao Bitcoin.
A boa nova que elevou os preços da IOTA na baixa do mercado, é que o Coordinator será finalmente desligado.
O Coordinator é um componente do core dos desenvolvedores da IOTA que mantinha o projeto com características centralizadas, mas com a novidade a criptomoeda passará a ser descentralizada.
A comunidade desta criptomoeda acredita que com a mudança, que se ocorrer conforme o planejado, fará com que o projeto seja a verdadeira visão do Satoshi Nakamoto sem utilizar a mineração, e ainda em 2019.
Atualmente, na visão do core de desenvolvimento da IOTA pelo menos, a função do coordinator era a de proteger o sistema contra atacantes mal intencionados. Isso se deve ao fato que a rede não contém a quantidade de hash necessária para se manter protegida sem essa medida.
Porém, isso não é o que acredita a maior parte da comunidade de criptomoedas mundial. De fato, o coordinator dá poderes aos desenvolvedores que prejudicam a imagem do projeto, mesmo que tais poderes não sejam utilizados ou ainda explorados em um ataque malicioso. Além disso, na visão dos devs o Coo como é conhecido limita a escalabilidade da rede.
A IOTA havia soltado em seu Medium oficial, no último dia 20 de novembro, uma explicação do caminho a se percorrer para remover o coordinator do projeto com segurança, um passo que está sendo chamada de “coordicide” pela equipe. Não há uma data certa para o fato, mas a inclinação em fazer já levou o mercado a euforia.
De acordo com análise técnica da IOTA feita pelo Investinblockchain na data 12 de dezembro, o projeto possui suporte de preços na margem de U$ 0.20, e resistência na faixa de U$ 0.32.
Com essas novidades teria a IOTA condições de voltar ao TOP 10 do mercado cripto?