O banco central da Jamaica está planejando começar a testar uma moeda digital nacional em dezembro de 2021, com lançamento previsto para o próximo ano.
De acordo com um anúncio feito pelo Ministro das Finanças da Jamaica, Nigel Clarke, o governo jamaicano acredita que é necessário acelerar a transição para uma moeda digital para uma recuperação econômica mais eficaz.
Uma moeda digital emitida pelo banco central (CBDC) poderia aumentar significativamente o acesso da população aos serviços financeiros.
O ministro das finanças disse durante um discurso na reunião anual do parlamento, que a moeda digital do Banco Central da Jamaica não deve ser confundida com uma criptomoeda, que é emitida de forma privada e não é controlada por governos.
“Não deve ser confundido com criptomoeda, que é emitida de forma privada e não tem o respaldo de uma autoridade reguladora”, disse o ministro.
Até hoje, nenhum país no mundo lançou oficialmente uma moeda digital apoiada pelo banco central. No entanto, muitos bancos centrais lançaram programas de testes e projetos de pesquisa com o objetivo de determinar a viabilidade e usabilidade de uma CBDC.
O mais notável é o projeto de Moeda Digital e Pagamento Eletrônico (DCEP) do Banco Popular da China, que atualmente está em fase de testes. O Brasil também planeja criar um real digital até 2022.
Moeda digital da Jamaica
A moeda digital da Jamaica será atrelada ao dólar jamaicano na proporção de 1 por 1 (1:1). Além disso, com o ativo digital, as empresas poderão fazer pagamentos mais rápidos e baratos sem intermediários.
Pessoas físicas e jurídicas poderão fazer pagamentos de bens e serviços por meio do telefone celular sem a necessidade de ter uma conta em um banco.
De acordo com o ministro da economia, após o lançamento da moeda digital do Banco Central, dezenas de milhares de jamaicanos poderão se tornar participantes de pleno direito do setor financeiro do país.
Anteriormente, o Governador do Banco da Jamaica, Richard Byles, disse que, nos últimos meses, o Banco Central da Jamaica tem discutido ativamente a implementação desta iniciativa com o Gabinete de Ministros.
A Jamaica vem trabalhando em uma moeda digital do governo desde o início do ano passado.
Em maio de 2020 o Banco da Jamaica anunciou que estava explorando os recursos de uma moeda digital. O banco central então começou a contratar especialistas para desenvolver e testar o dólar digital jamaicano.
“Se uma solução viável for adotada e introduzida, os benefícios esperados do CBDC incluem maior inclusão financeira, uma vez que fornecerá outros meios de pagamentos eficientes e seguros”, disse o banco central em um comunicado na época.