Aos poucos a ideia das Moedas Digitais de Banco Central (CBDC, na sigla original) vêm ganhando força em diferentes países. Curiosamente, a região da Ásia parece estar se tornando o epicentro dessas mudanças, com o já avançado Yuan Digital, e agora com o Japão dando passos largos em direção às CBDCs.
Como anunciado pela Reuters, o Japão divulgou o roadmap de desenvolvimentos regulamentares do país e um dos principais pontos a serem discutidos no futuro é o desenvolvimento de uma Moeda Digital emitida pelo Banco Central do Japão.
Essa é a primeira vez que é feita uma referência sobre a possibilidade de uma moeda digital emitida pelo Banco do Japão nos planos anuais. Segundo os planos, a ideia é estudar a possibilidade e a probabilidade de desenvolver o projeto.
De acordo com a Reuters, o Banco ainda não possuiu nenhum plano imediato de lançar ou começar o desenvolvimento de um possível Iene Digital. O documento detalha que o Banco vai ter ações coordenadas com outros países que estão considerando o uso de CBDCs, realizando testes e verificando as tecnologias disponíveis.
Além disso, o governo também disse que vai procurar uma forma de cortar as taxas de transferências interbancárias como uma forma de aumentar o uso dos sistemas digitais de pagamentos.
Essa recente atualização no roadmap do Japão não vem em um momento acidental. Com a atual pandemia da Covid-19, muito vem sendo discutido em relação à digitalização e até mesmo em como uma moeda digital poderia ser usada para facilitar os pacotes de apoio à crise.
Tailândia também está seguindo o caminho das CBDCs
Enquanto o Japão começa a considerar a possibilidade de uma Moeda Digital de Banco Central, a China já está bem avançada com o Yuan Digital e a moeda está nos passos finais para começar a ser utilizada em seu potencial total.
Com certeza o que a China está fazendo acabou acelerando outros Bancos Centrais, que agora correm atrás para tentar desenvolver soluções similares e não ficar para trás.
Um desses países é a Tailândia, que anunciou que avançou nos testes com a Moeda Digital de Banco Central local. Atualmente, a moeda está sendo utilizada entre grandes instituições e para transferências interbancárias, e indo para uma fase de testes com os comerciantes de menor porte antes de ser testada pelo público geral.
“O Banco Central está pensando em expandir o uso dessas criptomoedas para o público geral, mas um estudo compreensivo precisa ser completado antes de tomarmos tais ações.”