Um juiz britânico ordenou o congelamento de R$ 38 milhões (£6 milhões) de Craig Wright, cientista da computação australiano que afirma ser o criador do Bitcoin. A ordem dias após o mesmo tribunal decidir que Wright não é Satoshi Nakamoto.
Segundo o documento, Wright já teria começado a realizar movimentações financeiras um dia após ser desmascarado. Portanto, a medida seria uma prevenção para que ele arque com as consequências de suas mentiras.
“Na segunda-feira, 18 de março (ou seja, na segunda-feira após a conclusão do julgamento), Dr. Wright apresentou um formulário na Companies House em relação à sua empresa RCJBR Holding plc (“RCJBR”), por meio do qual ele notificou a Companies House de que suas ações na RCJBR foram transferidas para a DeMorgan PTE, empresa constituída sob as leis de Singapura”, aponta a ordem.
No passado, Wright processou corretoras de criptomoedas, afirmando que a criptomoeda Bitcoin Satoshi Vision (BSV) era o verdadeiro Bitcoin e que essas empresas estariam enganando seus clientes. Mais tarde, também processou o Bitcoin.org, obrigando que o whitepaper do Bitcoin fosse removido do site.
A lista de processos continua, incluindo um contra desenvolvedores do Bitcoin e outro contra um entusiasta que nem sequer tinha dinheiro para se defender e precisou de doações da comunidade para pagar por seus advogados.
Sendo assim, o processo da COPA foi um mero contra-ataque. Além da Block, empresa de Jack Dosey, a associação também é formada pela Coinbase, maior corretora cripto americana, pela MicroStrategy, empresa pública com o maior número de BTC do mundo, e por outras empresas famosas como Blockstream.
Juiz ordena congelamento de milhões de Craig Wright
Iniciado em 5 de fevereiro, o julgamento durou cerca de 40 dias, contando com a presença de testemunhas-chave, mas também de especialistas do setor. O processo contra Craig Wright foi tão amplo que até mesmo uma série de e-mails inéditos de Satoshi Nakamoto foi apresentada no tribunal.
Com tantas provas que Wright não é o criador do Bitcoin, o juiz do caso está preocupado de que o cientista da computação tente driblar a justiça. O valor a ser congelado está ligado aos gastos da COPA no processo.
“Ontem, concedi uma ordem de congelamento mundial no valor de 6 milhões de libras esterlinas, num pedido apresentado pela Crypto Open Patent Alliance (‘COPA’) contra o Dr. Craig Wright”, escreveu o juiz. “Este julgamento contém minhas razões para deferir esse pedido e certas orientações sobre outros pedidos.”
“Os custos totais da COPA na reivindicação da COPA e na reivindicação do BTC Core [desenvolvedores] são de £ 6.703.747,91 (R$ 42 milhões).”
Indo além, agora outras pessoas processadas por Wright também poderão apresentar essa decisão como prova caso recorram a seus casos. Para piorar a situação de Faketoshi (falso Satoshi), ele também foi acusado de perjúrio e falsificação de documentos pela COPA. Ou seja, pode até mesmo ser preso por esses delitos.
Por fim, o Bitcoin virou mais uma página de sua história. No entanto, o mistério em relação à identidade de Satoshi Nakamoto continua vivo e o novas teorias sobre quem é o verdadeiro criador do Bitcoin surgiram nesse meio tempo.