O Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) e a Receita Federal americana (IRS) podem estar investigando a Binance – a maior corretora de criptomoedas do mundo.
De acordo com a Bloomberg, citando fontes com conhecimento do assunto, funcionários das duas agências que investigam lavagem de dinheiro e crimes fiscais estão buscando indivíduos com informações sobre a empresa.
As investigações devem focar um relatório da Chainalysis que revelou que US $ 2,8 bilhões ilícitos em Bitcoin fluíram para corretoras em 2019. A empresa de analises determinou que cerca de US $ 756 milhões foram para Binance.
As agências federais não acusaram a Binance de irregularidades.
Binance responde
A corretora respondeu que cumpre todos os regulamentos de combate à lavagem de dinheiro nas jurisdições em que opera e trabalha com parceiros como a Chainalysis para melhorar seus sistemas.
A porta-voz da Binance, Jessica Jung, disse que a empresa leva suas obrigações legais “muito a sério”:
Levamos nossas obrigações legais muito a sério e nos envolvemos com os reguladores e agentes da lei de forma colaborativa.
Poucos minutos depois que a matéria da Bloomberg foi publicada, o CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, twittou: “Quanto FUD hoje. É uma dor para alguns, uma oportunidade para outros.”
O empresário por trás da corretora também criticou a matéria da Bloomberg, dizendo que ela tinha um título ruim.
“O título da “notícia” é ruim. O artigo em si não é tão ruim na verdade (mas quem lê). A matéria descreve como a Binance colaborou com agências de aplicação da lei para lutar contra agentes malicioss, mas de alguma forma fez com que parecesse uma coisa ruim … Rosto pensativo… Enfim. De volta ao trabalho.”
So much FUD today.
It's a pain for some, an opportunity for others.
NFA.
— CZ 🔶 Binance (@cz_binance) May 13, 2021
The "news" title is bad. Article itself isn't so bad actually (but who reads). It described how @binance collaborated with law enforcement agencies to fight bad players, but somehow made it look like a bad thing… 🤔 Anyways. Back to work.
— CZ 🔶 Binance (@cz_binance) May 13, 2021
Apesar de a investigação das agências não terem sido divulgadas oficialmente, as fontes da Bloomberg disseram que a investigação está sendo conduzida pela unidade de integridade do banco do DoJ, que investiga casos complexos de empresas financeiras.
Já no caso da investigação da IRS, é um problema separado e, segundo consta, vem ocorrendo há meses.
Esta não é a primeira vez que os reguladores dos EUA batem na porta da Binance. Em março, a Bloomberg disse que a CFTC estava investigando se a empresa estava permitindo que residentes dos Estados Unidos comprassem e vendessem derivados regulados pela CFTC.
Bitcoin em queda
Apesar de a matéria da Bloomberg deixar claro que a Binance não cometeu nenhuma irregularidade, os investidores entraram em pânico e a moeda digital, que já enfrentava uma queda devido as mais recentes declarações de Elon Musk, acabou afundando ainda mais.
Só nas últimas 24 horas o Bitcoin desabou quase 13%, sendo 2% somente depois da notícia.