A Câmara dos Representantes do estado de Louisiana, nos Estados Unidos, aprovou um projeto de lei esta semana que elogia o Bitcoin por se tornar “o primeiro ativo descentralizado de um trilhão de dólares” e encoraja o estado e o governo local a usar a criptomoeda.
A resolução, aprovada em 22 de abril com o título “Elogia o Bitcoin e a indústria de criptomoedas”, foi escrita e assinada pelo presidente da Câmara dos Representantes, Mark Wright, um defensor do Bitcoin que está liderando esforços para estabelecer uma postura legal para negócios relacionados à criptomoedas no estado.
Dada a natureza descentralizada das criptomoedas, não é todo dia que você vê um governo elogiando o Bitcoin ou seu criador anônimo. O governo de Louisiana é o mais novo a reconhecer a moeda digital e Satoshi Nakamoto por seu trabalho na criação de “prosperidade econômica.”
“FICA AINDA RESOLVIDO que a Câmara dos Representantes da Legislatura da Louisiana elogia o Bitcoin por seu sucesso em se tornar o primeiro ativo descentralizado de um trilhão de dólares e incentiva os governos estaduais e locais a considerarem formas que possam ajudá-los a se beneficiar do aumento do uso de esta nova tecnologia.”
Satoshi vai ganhar um Nobel?
Outra seção da resolução destaca a segurança do modelo de consenso do Bitcoin e o potencial da criptomoeda para “substituir o ouro como reserva monetária”, uma vez que apenas 21 milhões de bitcoins podem ser criados.
O projeto também observa que “à medida a demanda por criptomoedas aumenta, como Bitcoin, há também uma necessidade maior de moedas comunitárias, que ajudam a facilitar as transações locais ou trocas dentro de grupos com necessidades comuns”.
Apesar de o movimento parecer ser liderado somente pelo deputado Mark Wright, não é primeira vez que um governo elogia a invenção de Satoshi Nakamoto.
Além de Louisiana, outros estados que possuem posicionamento positivo em relação ao Bitcoin são Wyoming, Kentucky, Miami e Jackson.
Claramente, a moeda digital percorreu um longo caminho nos últimos anos. Os governos e as instituições ao redor do mundo são em maioria contra ela, mas alguns passaram a considerar a criptomoeda como um ativo de reserva de valor e como uma proteção contra a inflação.
Será que Satoshi ganhará algum dia um Nobel?