O Nationwide, um dos maiores bancos do Reino Unido, anunciou uma restrição aos pagamentos com cartão para a Binance, a maior corretora de criptomoedas do mundo.
“Pagamentos para a empresa de criptomoedas Binance com cartões da Nationwide serão recusados”, disse o banco.
“Mesmo com seu consentimento direto pessoalmente ou por telefone, não podemos remover a restrição e permitir que você faça um pagamento à Binance.”
Esta medida surpreendente, que sem dúvida interfere ilegalmente nos direitos de propriedade e se envolve em práticas anticompetitivas, é para a segurança dos usuários, diz o banco em um comunicado.
“Nossa prioridade número um é, e sempre será, manter você e seu dinheiro seguros. É por isso que tomamos a decisão de restringir os pagamentos”.
A Binance é uma das corretoras de criptomoedas mais seguras do mundo, até onde se sabe, sem sofrer nenhum grande hack enquanto mantém um fundo de reserva de US$ 1 bilhão para cobrir possíveis hacks ou outras dificuldades.
Ela também é uma das poucas corretoras de criptomoedas que passou por um escrutínio significativo, com saques em massa e notícias negativas.
Naturalmente, sempre há riscos com intermediários, mas o banco Nationwide foi socorrido há mais de uma década, então eles também não são absolutamente seguros.
No que diz respeito ao risco razoável, a “segurança” provavelmente não é a verdadeira razão pela qual essa decisão foi tomada, sem esclarecer por que ela destaca a Binance.
Bancos britânicos odeiam a Binance
Em 2022, o Santander suspendeu o suporte para a corretora de criptomoedas Binance. Em sua justificativa, a nova censura seria uma forma de proteção aos clientes.
Depois o banco TSB seguiu o exemplo e privou os clientes de comprar criptomoedas na Binance e na Kraken.
Vários outros bancos do país também agiram para proibir a compra de criptomoedas e, ao contrário do governo, os bancos britânicos têm sido um pouco lentos na adoção de criptomoedas e costumavam ser notórios por sua postura anticripto.
O banco Barclays ainda sinaliza as transferências para a Binance como “suspeitas”, um pequeno obstáculo que, no entanto, fica aquém dessa proibição total por todo o país, embora para uma corretora.
O HSBC, por outro lado, está procurando desenvolver serviços de criptomoedas, enquanto o governo do Reino Unido anunciou planos para regular o setor com planos parecendo equilibrados.
A partir desta decisão nacional, parece claro que o governo do Reino Unido também deve regulamentar os bancos.
A França, por exemplo, proíbe os bancos comerciais de discriminar as criptomoedas, seja negando contas bancárias ou bloqueando pagamentos.
Tal medida não foi tomada no Reino Unido, apesar de sua própria Financial Conducts Authority, equivalente à SEC, acusar os bancos em 2017 de praticar práticas anticompetitivas.
Até que tais medidas sejam tomadas, os clientes da Nationwide podem recorrer a outro banco. Existem alguns muito amigáveis hoje em dia. O Revolut é um exemplo claro e, embora ainda não seja um banco tradicional, está na Europa.
Há o BitPanda da Alemanha, que é como o Revolut, mas inicialmente começou apenas com criptomoedas.
Ambos têm um cartão que você pode usar como um cartão normal para pagamentos, mas o governo do Reino Unido realmente precisa lidar com essa quase legislação feita pelos próprios bancos.
Artigo traduzido com autorização do TrustNodes.