A máquina de mineração de Bitcoin produzida pela Intel que chegará em breve ao mercado foi apresentada como segunda melhor do mundo para a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).
Essa apresentação foi feita pela Griid, empresa que atua no setor de mineração de Bitcoin, onde colocou a máquina da Intel como a segunda mais eficiente e, portanto, segunda mais lucrativa.
Com isso, a expectativa para a chegada da máquina aumenta entre investidores do mercado de criptomoedas, que agora devem acompanhar a empresa atentos para esperar o lançamento oficial. Vale lembrar que a mineradora da Intel é considerada de segunda geração, a Bonanza Miner 2, chamado também de BMZ2.
As primeiras imagens da máquina de minerar bitcoin da Intel foram reveladas nos últimos dias, mostrando que a empresa já tem máquinas montadas, não estando claro ainda qual a etapa de desenvolvimento.
Máquina de mineração de Bitcoin da Intel é considerada a segunda mais eficiente
A eficiência é uma palavra-chave na mineração do Bitcoin, indicando que uma máquina é capaz de gerar uma boa capacidade computacional a um baixo custo de energia. E isso é fundamental para se obter recompensa de blocos válidos da rede Bitcoin como um minerador.
Para entrar na briga, a Intel já deixou claro que está chegando ao mercado, mas documentos recentes divulgados pela Griid indicam que a grande empresa chega para brigar pelas primeiras posições. Isso porque, segundo o Coindesk, a nova máquina terá 135 terahash/segundo (TH/s) a uma eficiência energética de 26 joules/terahash (J/TH).
Isso torna essa nova máquina melhor que a Bitmain S19 Pro, que trabalha com uma taxa de hashs de 198 TH/s com eficiência de 27,5 J/TH. A melhor máquina de mineração, contudo, segue sendo a Antminer S19j XP da Bitmain, que trabalha com uma taxa de 140 TH/s com consumo de 21 J/TH.
Ou seja, a máquina da Intel chega para brigar pelas primeiras posições em breve, mas analistas do setor ainda se questionam se haverá mais de um modelo de máquinas a ser comercializado no mercado, para atender a diferentes tipos de clientes.
Em comparação com a S19 Pro, os custos da máquina da Intel serão ainda 15% menores, com a garantia de 130% a mais de lucros brutos. As empresas Griid e Argo Blockchain deverão receber algumas das máquinas produzidas.
Outro dos compradores dessas máquinas será a empresa Block (ex-Square), que pertence ao fundador do Twitter Jack Dorsey, que já deixou claro que estava trabalhando para viabilizar uma forma de mineração acessível e com alta eficiência de energia.
2/Mining needs to be more efficient. Driving towards clean and efficient energy use is great for Bitcoin’s economics, impact, and scalability. Energy is a system-level problem that requires innovation in silicon, software, and integration. What are the largest opportunities here?
— jack (@jack) October 15, 2021