A gigante Microsoft emitiu um alerta contra um malware chamado Anúbis, que tem roubado Bitcoin de dispositivos infectados. Além disso, a nova ameaça digital rouba dados bancários, senhas, entre outros.
Na mitologia egípcia, Anúbis é o nome dado a um deus, que teria corpo de humano e cabeça de chacal. Cultuado como deus da morte, era associado aos rituais de mumificação e vida após a morte. Dessa forma, Anúbis também tinha certa relação com as pirâmides do Egito, sendo considerado um protetor dessas por alguns estudiosos.
Pelo menos no Brasil, o nome Anúbis já foi associado a outro possível roubo de Bitcoin no último ano. Isso porque, uma empresa que levava o nome tinha um robô que oferecia rendimentos com Bitcoin, mas deixou alguns investidores com dificuldades para receber. Processos ainda correm na justiça contra a Anubis brasileira, que pertence a Atlas Quantum.
Microsoft emitiu um alerta de segurança contra o malware Anúbis
A segurança digital é um tema em alta nos últimos anos, com aumento das atividades online. Com mais pessoas trabalhando com a internet, hackers dedicam cada vez mais um tempo para roubar informações.
São muitas as empresas que se dedicam a criar aplicações de segurança contra essas ameaças. Uma delas é a Microsoft Security, que agora alerta contra um novo malware chamado Anúbis.
Parte da família do Loki, outro malware antigo e que se refere a um deus, Anúbis seria uma evolução. Usando o código do Loki, o novo vírus ataca desde junho, quando a Microsoft detectou que ele estava sendo vendido na dark net.
De lá para cá, o Anúbis passou a ser distribuído livremente pelo submundo, apontou a empresa. Como alvo, o novo malware busca roubar Bitcoin, dados bancários, senhas e até informações do sistema.
“O malware é chamado de Anubis e usa código bifurcado do malware Loki para roubar informações do sistema, credenciais, detalhes de cartão de crédito, carteiras de criptomoeda”, afirmou a Microsoft pelo Twitter
Distribuição do novo malware ainda é limitada, afirma Microsoft
A Microsoft afirmou que trabalha para prevenir seus usuários de serem alvos dessa nova ameaça. Entretanto, a empresa ainda não sabe bem como a ação do vírus é feita. O Windows Defender deverá receber atualizações assim que a empresa conseguir encontrar uma solução contra a nova ameaça.
Um dos problemas, de acordo com a Microsoft, é encontrar o método de distribuição do Anúbis. Até o momento, a empresa acredita que distribuição seja limitada a URLs e servidores C2.
Além disso, chegam em anexo a e-mails arquivos com extensão “.iso“, que ao serem abertos propagam o vírus. A empresa alerta que os usuários se atentem também para alguns processos no sistema, como ASteal.exe ou Anubis Stealer.exe, por exemplo.
A recomendação é evitar o download de arquivos e programas suspeitos, principalmente de e-mails. Manter um antivírus de confiança bem atualizado também é uma das principais recomendações.
Por fim, para quem mantém carteiras de Bitcoin em celulares ou computadores, o risco pode ser grande. Dessa forma, as carteiras de papel, aço e hardware, que são offline, tendem a ser mais seguras para manter os Bitcoins longes dos novos vírus, que já miram essas moedas digitais.