Nova Sede ESMPU - Foto: Leonardo Prado/Flickr
Alexandre Senra, procurador da República, revelou nesta terça-feira (16) dois cursos gratuitos promovidos pelo Ministério Público sobre blockchain e criptomoedas.
Enquanto o primeiro é focado em iniciantes, partindo do zero, o segundo tem foco no rastreio de criptomoedas, requerendo um maior conhecimento.
Conforme o curso para iniciantes será realizado entre 6 de outubro e 5 de novembro, e o curso sobre rastreio inicia no dia 28 de novembro, é possível realizar ambos.
A maioria das vagas está reservada para membros e servidores do MP, mas outras são para o público externo.
Os dois cursos sobre criptomoedas serão ministrados pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Embora ambos sejam gratuitos, eles possuem vagas limitadas.
O orientador pedagógico é Alexandre Senra, procurador da República.
“Cursos sobre cripto gratuitos e com inscrições abertas para órgãos de segurança e do sistema da Justiça.”
“O público-alvo são órgãos de segurança e do sistema da Justiça, nacional e estrangeiros”, escreveu Senra. “O primeiro deles, inclusive, já contou com a participação de diversos alunos da África Lusófona, dispondo também de legendas em espanhol.”
O curso “Bitcoin, criptoativos e blockchain para o MPU – Turma 3/2025”, abordando conceitos básicos, terá 20 horas-aula e será realizada por meio da plataforma Moodle.
Das 150 vagas, 50 estão destinadas para membros do MP (incluindo MPF, MPT, MPM, MPDFT e CNMP), 50 para servidores do MP e outras 50 para o público externo.
“Os candidatos inscritos serão selecionados por meio de classificação, conforme projeto pedagógico. O certificado será emitido para os participantes que obtiverem nota mínima seis na avaliação de aprendizagem”, aponta o texto.
As inscrições podem ser feitas até às 12h do dia 29 de setembro. O curso será realizado entre 6 de outubro e 5 de novembro.
Já o curso “Rastreio de criptoativos: como investigar crimes e recuperar ativos” terá 220 vagas, sendo 110 presenciais e 110 virtuais.
Cada turma terá 20 vagas para o público externo e 90 para membros e servidores do Ministério Público.
“A atividade acadêmica possui 5 horas-aula e tem como objetivo capacitar os participantes para compreender e conduzir investigações relacionadas a criptoativos, além de adotar medidas efetivas para a recuperação desses ativos.”
As inscrições estão abertas até 13 de outubro (presencial) ou 18 de novembro (EaD). Participantes que obtiverem mais 60% de aproveitamento na atividade receberão um certificado emitido pela ESMPU.
O curso presencial será realizado na sede da ESMPU, localizada na SGAS 603, lote 22, Brasília–DF.
Comentários