O movimento Cypherpunk brasileiro cresce com a criação de um novo portal open-source ligado ao tema, com muitos membros das comunidades de criptomoedas e de segurança da informação produzindo conteúdo de qualidade.
O portal cypherpunks.com.br foi criado para trazer mais elementos ao debate no Brasil, de forma que conteúdos estrangeiros estão passando a ser traduzidos para o idioma português, facilitando o acesso e estudo a cerca do tema.
Para melhor organização dos componentes envolvidos no projeto, que é livre, foi criado um GitHub para que as pessoas possam dar suas ideias e sugestões, e fazendo assim com que a luta pela liberdade através da criptografia ganhe novos ares no Brasil.
O Telegram Criptologia foi criado para que as pessoas realizem debates sobre o tema, e promete fazer com que o ambiente tenha novos rumos e flua de forma organizada, transparente e aberta.
O site já contém uma biblioteca ampla com a temática, e possui um roadmap público para quem tiver o interesse em participar com o que é necessário.
O Movimento Cypherpunk propõe que em uma Era da Informação, as pessoas devem ter os seus direitos individuais preservados, sem intervenção estatal ou de empresas, e a criptografia é uma arma para se defender nesse cenário.
Um dos textos mais famosos é o Manifesto Cypherpunk, que já possui mais de 25 anos que foi escrito.
Cabe o destaque que o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto era um integrante do movimento cypherpunk e lutou pela liberdade financeira das pessoas com a sua criação, que é uma das mais importantes até então.
Outra luta cypherpunk reconhecida no mundo é o Wikileaks, que possui a figura de Julian Asange que inclusive confessou utilizar o Bitcoin para arrecadar fundos para sua iniciativa.
As criptomoedas são intimamente ligadas a temática deste novo portal, e é muito importante que se faça o conhecimento de técnicas de segurança para todos que querem entrar neste novo “mercado”.
A iniciativa é Cypherpunks.com.br é nova, mas possui um futuro promissor pela frente na luta pelas liberdades individuais das pessoas.