MP promove debate sobre uso de blockchain no setores público e privado

O evento, que ganhou o nome de "Blockchain: perspectivas no Brasil e no mundo", acontece na terça-feira (8), às 14h30, no canal do YouTube da instituição.

Siga no

A ESMPU (Escola Superior do Ministério Público da União) promove na segunda semana de outubro um ciclo de debates sobre uso de blockchain nos setores público e privado.

O evento, que ganhou o nome de “Blockchain: perspectivas no Brasil e no mundo”, acontece na terça-feira (8), às 14h30, no canal do YouTube da instituição.

Umas das convidadas é a analista sênior do Escritório de Governança da Informação do BC (Banco Central), Gabriela Ruberg. Ela tem 25 anos de experiência em gestão de dados no setor público.

A outra palestrante é a gerente de inovação digital do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Vanessa Almeida. A profissional é representante do Brasil no Blockchain Expert Policy Advisory Board da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Blockchain nos setores público e privado, eleições e democracia

De acordo com o edital, as palestrantes irão falar sobre como tecnologias descentralizadas podem ser usadas para garantir mais segurança e transparência nas transações, tanto no setor privado como no público.

Além disso, o encontro também “busca debater sobre a relação da tecnologia blockchain com a democracia e o exercício da cidadania por meio do voto”.

Inscrições para o evento sobre blockchain nos setores público e privado

As inscrições para o evento sobre blockchain podem ser feitas até dia 8 de outubro no site da ESMPU. Tanto membros do Ministério Público como do público externo podem participar.

Governo brasileiro e uso de blockchains

Na esfera pública, tanto o governo federal como os estaduais têm colocado em prática projetos com blockchain.

A Serpro, empresa pública de tecnologia vinculado ao Ministério da Economia, por exemplo, trabalha em uma blockchain para identidades.

Já o governo de Minas Gerais lançou recentemente um projeto com tecnologia de registro distribuído para controle de carvão.

No setor privado o cenário é parecido. A JBS, maior produtora de carnes do mundo, por exemplo, anunciou a utilização da tecnologia em um projeto de preservação ambiental.

Blockchain contra possíveis fraudes eleitorais

Já a ideia de usar tecnologias de registro distribuído nas eleições  – tema que também será debatido no encontro – é discutida desde 2009, ano em que o Bitcoin foi lançado.

Especialistas, governos e entusiastas do setor acreditam que blockchains podem evitar possíveis fraudes nos pleitos, visto que são sistemas imutáveis.

A Russia, por exemplo, usou uma blockchain em uma votação sobre mudanças constitucionais no país. De acordo com comunicado enviado pelo governo de Vladimir Putin, a tecnologia garante “segurança e transparência do voto eletrônico”.

No Brasil, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou neste ano um chamamento público para mudanças do sistema eleitoral. A ideia é atrair empresas dispostas a criar novos formatos de votações. Companhias que desenvolvem plataformas blockchain têm grandes chances.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Lucas Gabriel Marins
Jornalista desde 2010. Escreve para Livecoins e UOL. Já foi repórter da Gazeta do Povo e da Agência Estadual de Notícias (AEN).
Homem segurando criptomoedas em mão

Secretários de Macaé são acusados de enriquecimento ilícito e investimentos “elevados” em criptomoedas

Alguns secretários municipais de Macaé foram acusados em redes sociais de obter enriquecimento ilícito e negociar criptomoedas, obtendo para si vantagens indevidas. A negociação de...
Homem jogando dinheiro para cima bilionários do Bitcoin

Usuário compra bitcoin por 11 mil dólares durante flash crash da Binance

Durante uma queda repentina nos preços de várias moedas na Binance americana, onde o Bitcoin chegou a ser negociado por 8.200 dólares por menos...

Bitcoin atingiu novo recorde histórico, o que mudou na rede?

OÉ importante manter a conjuntura Macro clara, e para isso, os indicadores cíclicos continuam atualizar a cada dia que passa junto com o preço...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias