
Nova opção para brasileiros comprarem ouro digital lastreado (Foto/Reprodução)
A corretora Mynt lançou uma novidade para seus investidores ao listar o criptoativo lastreado em ouro emitido pela Paxos, o Pax Gold (PAXG).
Parte do BTG Pactual, a corretora disponibiliza assim mais uma opção para que investidores se posicionem no mercado de ouro, sem que tenham que realizar a custódia física do ativo.
Além disso, permite que os investidores comprem frações de ouro que possuem seus lastros auditados nos Estados Unidos, com permissão para operar.
Em 2025, o ouro registrou uma alta de mercado de 65%, batendo recordes consecutivos. Seguindo com o movimento em 2026, o metal sobe 18% até esta quarta-feira (11), cotado em US$ 5.095,00 por onça troy.
Para investidores que buscam a segurança do metal precioso com a agilidade dos ativos digitais, a Pax Gold (PAXG) se destaca como uma alternativa de “grau de investimento”, agora também na Mynt.
Cada token emitido é lastreado integralmente por uma onça troy de ouro fino London Good Delivery, armazenada fisicamente em cofres da LBMA em Londres, sob a custódia da Paxos Trust Company.
A Paxos opera sob a supervisão direta do Office of the Comptroller of the Currency (OCC), um órgão federal dos Estados Unidos, garantindo que as reservas de ouro sejam auditadas mensalmente para assegurar a paridade de 1:1 com os tokens em circulação.
Além da segurança jurídica, o PAXG oferece eficiência de capital superior aos produtos tradicionais. O ativo possui uma estrutura de custos menor que ETFs de ouro e barras físicas convencionais, com a vantagem de taxa zero de custódia.
Enquanto o mercado tradicional opera com liquidação em D+2, a Pax Gold permite liquidação quase instantânea na blockchain, eliminando riscos de crédito.
Outra característica exclusiva é a sua convertibilidade real: o PAXG é o único token de ouro que permite ao detentor resgatar o ativo por barras de ouro físico credenciadas pela LBMA ou, se preferir, pelo valor equivalente em dólares a preços de mercado.
Comentários