A Nasdaq, bolsa de valores de Nova York, está adiando seus planos de oferecer um serviço de custódia de criptomoedas a investidores. Segundo Adena Friedman, CEO da Nasdaq, o motivo seria a falta de clareza regulatória.
A decisão foi informada na manhã desta quarta-feira (19) durante apresentação sobre os rendimentos da gigante no segundo trimestre de 2023. Apesar de negativa, a notícia não afetou os preços do Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas, que seguem quase estáticos.
De qualquer forma, a Nasdaq continua interessada no setor. Em um documento, a bolsa cita que o mercado de tecnologias, incluindo corretoras de criptomoedas, está repleto de oportunidades.
Nasdaq adia planos de oferecer custódia de criptomoedas
O primeiro anúncio da Nasdaq foi publicado ainda em setembro de 2022. Próximo à data, outras gigantes como Fidelity e Sequoia Capital anunciavam a criação da EDX Markets (EDMX).
Cerca de 10 meses depois, os caminhos se separam. Enquanto a EDXM foi lançada em junho, a Nasdaq suspendeu seus planos de participar ativamente do mercado de criptomoedas.
“Neste trimestre, considerando a mudança no ambiente regulatório e de negócios nos EUA, tomamos a decisão de interromper o lançamento do nosso negócio de custódia de ativos digitais e nossos esforços relacionados para buscar licenças relevantes”, disse Adena Friedman, CEO da Nasdaq.
Embora tenha comentado que esse não é o “momento certo” para o lançamento deste produto, citando “falta de clareza regulatória”, Friedman mostrou apoio ao setor.
“Continuamos comprometidos em apoiar a evolução do ecossistema de ativos digitais de várias maneiras”, declarou Friedman, notando que além de cooperar com reguladores, a Nasdaq também possui parcerias com gigantes de Wall Street que estão tentando emplacar um ETF de Bitcoin à vista.
“Analisamos as oportunidades de apenas ser um custodiante, nada mais, apenas aquele segmento do negócio […] isso mudou nos últimos meses e, em seguida, a cobertura regulatória e o tipo de overhang também mudaram.”
Por fim, a volatilidade das criptomoedas vai muito além de seu preço, também aparecendo em seu volume de negociações. Portanto, é possível que a Nasdaq reveja seus planos em um futuro próximo.
Quanto a regulação das criptomoedas, outro fator que pode contribuir na decisão é a corrida eleitoral americana. Dentre os candidatos à presidente, Ron DeSantis e Robert F. Kennedy Jr. já mostraram apoio as criptomoedas e isso pode mudar a situação da indústria em solo americano.