Em publicação neste sábado (7), a NiceHash, maior mercado de compra e venda de poder computacional, afirma que seu software de mineração é o primeiro a desbloquear o LHR das placas de vídeo da NVIDIA. O propósito do LHR, sigla para Lite Hash Rate, seria justamente limitar o poder de mineração destas placas.
O motivo deste bloqueio, ou limitação, seria agradar o público mais antigo da empresa, o de jogadores. Afinal, a alta demanda dos mineradores por placas de vídeo inflou o preço das mesmas, acompanhando o preço do Ethereum (ETH).
Embora já existissem macetes para diminuir tal limitação, nenhum deles chega perto do que a NiceHash afirma ter conseguido: remover o LHR por completo. Como efeito coleteral, é possível que estas placas aumentem de preço no mercado.
NiceHash desbloqueia limitador da NVIDIA
Segundo publicação da própria NiceHash, seu software de mineração NiceHash QuickMiner (Excavator) conseguiu desbloquear por completo a limitação introduzida pela NVIDIA através da tecnologia LHR (Lite Hash Rate).
“Estamos muito animados para dizer a você que o NiceHash QuickMiner (Excavator) é o primeiro software de mineração a DESBLOQUEAR TOTALMENTE (100%) as placas LHR!”
Em relação aos modelos, a empresa afirma que todas as variantes de LHR são suportadas, exceto as LHRv3 (RTX 3050 e RTX 3080 12GB). Indo além, explica que o desbloqueio só funciona no algoritmo DaggerHashimoto (Ethash), usado pelo Ethereum e apenas com o sistema operacional Windows. O desempenho das placas LHR após o desbloqueio está listado abaixo.
- Modelo — Desempenho esperado com desbloqueio
- RTX 3060 LHR — ~50 MH/s
- RTX 3060 Ti LHR — ~60 MH/s
- RTX 3070 LHR — ~60 MH/s
- RTX 3070 Ti LHR — ~81 MH/s
- RTX 3080 10GB LHR — ~98 MH/s
- RTX 3080 Ti LHR — ~120 MH/s
Escondendo seus segredos dos concorrentes, a NiceHash afirmou que o desbloqueio é “Um tipo de mágica”. Dando sequência ao mistério e brincadeira, deixou um link para uma música homônima do Queen — A Kind of Magic.
Faca de dois gumes para a NVIDIA
A NVIDIA introduziu a tecnologia LHR em suas novas placas para agradar o público gamer. Com um desempenho limitado na mineração de criptomoedas, tais placas teriam menos demanda dos mineradores. Entretanto, este desbloqueio completo acaba com a estratégia da empresa.
Contudo, a boa notícia para a empresa é que estas placas podem voltar a ser vendidas como nunca. Além disso, a NVIDIA não possui nenhuma culpa, afinal a brecha foi encontrada por terceiros e, honestamente, até que demoraram.
Por fim, nesta sexta-feira (6), a NVIDIA foi multada em R$ 28 milhões pela CVM americana por não divulgar aos seus investidores que o crescimento na demanda por suas placas de vídeo, em 2017/2018, estava relacionada a mineração de criptomoedas. Parece que a NVIDIA terá que informar sobre este desbloqueio em seus próximos relatórios, caso não queira levar outra multa.