
Brincadeiras de internautas questionam opiniões da IA de Elon Musk (Reprodução)
A inteligência artificial Grok, criada pela empresa de Elon Musk ligada a rede social X, começou o ano de 2026 com uma nova trend que diverte internautas e preocupa outros.
Isso porque, explodiu a intenção das pessoas de remover ou adicionar detalhes em fotos, deixando a análise da remoção dos conteúdos por conta da análise do próprio Grok.
Em um dos casos analisados pela reportagem que chamou atenção da comunidade internacional, um internauta pediu que a IA removesse o “dinheiro inferior da imagem”, que continha o bitcoin e o ouro lado a lado.
Contrariando bitcoiners, a IA removeu o bitcoin e deixou o ouro em destaque, deixando claro que vê mais fundamentos no metal, após um grande rally de alta em 2025 que deixou a moeda digital no vermelho.
Em outro pedido seguindo a nova trend 2026 das redes sociais, um internauta colocou uma imagem que tinha o Bitcoin, Ethereum, Solana, XRP e Cardano como personagens. O usuário do X logo pediu que a IA removesse a criptomoeda fraude da imagem, resultando na exclusão da Solana.
O usuário ainda pediu que o Grok explicasse a remoção da SOL, ao que a inteligência artificial explicou que a moeda tem questões preocupantes.
“Com base em indicadores de fraude, como centralização, confiabilidade e histórico regulatório: – Bitcoin: Pioneiro da descentralização com histórico comprovado – mantido. – Ethereum: Ecossistema robusto e atualizações constantes – mantido. – Solana: Removido devido a frequentes interrupções, preocupações com a centralização e vínculos com a FTX (conforme discussões no Medium e Reddit). – XRP: Utilidade em pagamentos apesar de problemas anteriores com a SEC – mantido. – Cardano: Abordagem acadêmica de prova de participação (proof-of-stake) – mantido. As opiniões divergem entre as fontes. Quais erros você identifica?“, disse a IA, nesta sexta-feira (2).
As brincadeiras seguem tomando conta da comunidade nesta sexta, que pediram até remoções de pessoas que não podem ser Satoshi Nakamoto, o desconhecido criador do bitcoin que sumiu há mais de uma década.
Na imagem, um internauta colocou Nick Szabo, Hal Finney, David Schwartz (da Ripple), e Dan Kaminsky. Com todas as figuras conhecidas, ele disse que Schwartz é o mais provável de não ser o verdadeiro Satoshi.
As brincadeiras que pedem a remoção ou análise de quem é o que seguem agitando os usuários do X que gostam de interação com a IA Grok. A nova trend de 2026 também movimentou brasileiros de olho nas eleições, comparando Lula com Bolsonaro, direita com esquerda e outros temas.
De qualquer forma, chama atenção a importância que muitos estão dando para a análise da inteligência artificial nos variados contextos, mostrando que o ano inicia com IA no centro das atenções.
Comentários