Com o mercado das criptomoedas passando por períodos de valores em baixa, muito é especulado sobre o futuro deste ativo, e com isso, as preocupações sobre o cenário de Mineração de Bitcoin vem a tona.
Isso se deve ao fato que o minerador em geral, ao obter a recompensa pelos blocos minerados através do protocolo de consenso Proof-of-work, revende uma parte das criptos no mercado para pagar os custos de energia e manutenção das máquinas.
Recentemente, as quedas dos preços levaram vários mineradores chineses a vender seus equipamentos, visto que eram modelos antigos e já não traziam rendimentos suficientes para prosseguir com as atividades.
Porém nem tudo é desespero no setor de mineração, pois mesmo com o mercado atravessando dificuldades de preços, a Intel uma das grandes do Vale do Silício, ganhou uma patente relacionada a energia eficiente da mineração de Bitcoin nos EUA.
A patente foi publicada no último dia 27 de novembro, e traz um modelo modelo de chip que seria melhor do que os atuais ASICs, com tamanho reduzido e consumo de energia menor em cerca de 15%. A quantidade de processamento de dados com o algoritmo SHA-256 não perderia em eficiência para as máquinas que estão em uso atualmente.
Outra novidade no setor e aproveitando que estamos falando de Asics é que, a Bitmain que é a principal fabricante desses equipamentos, lançou um novo índice de criptografia como base para investidores do mercado.
O mesmo se chama Bitmain Crypto Index, e servirá como referência para acompanhar o desempenho dos criptoativos no mercado em tempo real.
A lista, de acordo com a empresa, ajudará os investidores tradicionais e de varejo a terem informações necessárias, e é feito com uma metodologia fundamentada em estudos conduzidos pela empresa, e é baseado em vários criptoativos conhecidos.
Para a mineração das altcoins, o cenário continua complicado para muitos do setor, e uma das formas de se obter mais lucros é conhecer os melhores computadores para se minerar e as criptomoedas mais rentáveis do momento.
Para finalizar, devemos destacar que este mercado de mineração é dominado por grandes empresas e pools de mineração, mas que nada têm de relação com as chamadas “mineração em nuvem” ou compra de “cota de mineração”, portanto, fuja dessas iniciativas que em geral são pirâmides.