O Liechtenstein, país europeu com cerca de 40.000 habitantes, é mais um interessado no Bitcoin. Segundo o portal alemão Handelsblatt, o primeiro-ministro Daniel Risch afirmou que seu o governo está considerando aceitar bitcoin para pagamentos de serviços estatais.
Atualmente a moeda usada na região é o franco suíço (CHF), ou seja, não é própria do país. Portanto, este fator pode ter influência na decisão.
Outro pequeno país interessado no Bitcoin é o Butão. Por anos, um braço de investimento do governo butanês esteve minerando criptomoedas em segredo. Após a descoberta, Butão anunciou uma expansão de suas atividades no setor.
Liechtenstein de olho no Bitcoin
Ao que parece, Liechtenstein poderá seguir um caminho semelhante ao Rio de Janeiro. No ano passado, a cidade passou a permitir que seus cidadãos pagassem IPTU usando criptomoedas.
Segundo declarações de Daniel Risch, primeiro-ministro de Liechtenstein, “uma opção de pagamento com Bitcoin está chegando”. No entanto, afirmou que o plano é trocar os bitcoins por francos suíços assim que a transação for confirmada. Ou seja, um passo de cada vez.
“Atualmente, criptoativos como o Bitcoin ainda são muito arriscados, mas essa avaliação pode mudar.”
Caso a proposta seja aprovada, Liechtenstein se juntará a países como Butão e El Salvador. Portanto, esse pode ser um pequeno passo inicial em direção a uma grande mudança financeira mundial.
Conversão é uma saída para evitar a volatilidade
Muitos economistas apontam que uma das principais desvantagens do Bitcoin é a sua alta volatilidade. Em outras palavras, isso impossibilitaria que ele fosse usado como moeda no dia a dia.
No entanto, os mais conservadores podem calcular o preço de um serviço ou produto na hora e devido à alta liquidez do mercado, podem converter seus bitcoins instantaneamente em qualquer outra moeda. Diferente de outros mercados, essa conversão pode ser feita a qualquer hora do dia.
Portanto, soluções práticas mostram que o Bitcoin pode ser utilizado em nosso cotidiano. Agora, espera-se que governos aprendam sobre como o BTC pode ser uma ótima reserva de valor de longo prazo.