Sugerindo que o bitcoin não passa de uma aposta especulativa, Peter Schiff criticou a chegada de uma corretora apoiada por grandes empresas de Wall Street e disse que a moeda digital não ganha valor com novas exchanges.
Conhecido por criticar publicamente o Bitcoin e todo o mercado que circula a moeda, Schiff segue acreditando que apenas o ouro salvará investidores do colapso do Dólar.
Em outro desabafo recente, ele aponta que o Fed, banco central dos EUA, nunca confessará a culpa de causar a quebra de bancos no início de 2023.
Crítico do bitcoin e também das atuais políticas monetárias de Jerome Powell, Peter Schiff recebeu críticas de membros da comunidade bitcoin após novos ataques.
“Valor do bitcoin por conta de novas corretoras não faz sentido”
Após o anúncio da chegada no mercado da nova corretora EDX Markets, ou apenas EDXM, apoiada por gigantes de Wall Street, muitos se animaram com o bitcoin. O preço da moeda digital valorizou para mais de 29 mil dólares, apenas com a novidade.
Contudo, nem todos acreditam que esta é uma boa razão para alta no preço do bitcoin. Para Schiff, novas corretoras de bitcoin não agregam valor a moeda, sendo apenas plataformas de especuladores.
“O Bitcoin subiu acima de $28.000 hoje com a notícia de que as empresas de Wall Street estão criando uma bolsa que permitirá que os especuladores negociem cripto por meio de suas contas de corretagem. Duvido que haja muita demanda a longo prazo para essa exchange. Mais maneiras de jogar com Bitcoin não lhe dão valor.”
#Bitcoin surged above $28K today on news Wall Street firms are creating an exchange that will allow speculators to trade #crypto though their brokerage accounts. I doubt there'll be much long-term demand for this exchange. More ways to gamble with Bitcoin doesn't give it value.
— Peter Schiff (@PeterSchiff) June 20, 2023
Ao ver a nova crítica de Schiff, o apoiador do bitcoin Peter McCormack lembrou que recentemente vendeu NFTs com padrão BRC20, ligados a rede Bitcoin.
“Se o status de reserva do Dólar ruir, economia dos EUA vai afundar”
Nesta quarta-feira (21), Peter Schiff acompanhou o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, que falou sobre o combate a inflação e o domínio do Dólar.
Contudo, o fã do ouro discordou das alegações de Powell, de que o status de reserva do Dólar é importante para os EUA.
De acordo com Schiff, o presidente do Fed deve saber que se o status de reserva do Dólar for perdido no mundo, a economia dos EUA entra em colapso.
“Powell está errado. O status de moeda de reserva do Dólar foi originalmente uma consequência do domínio econômico da América, mas desde então se tornou o principal suporte sobre o qual esse domínio econômico agora repousa. Assim que o status de reserva do dólar for perdido, o domínio econômico dos EUA cairá.”
#Powell is wrong. The #dollar's reserve currency status was originally a consequence of America's economic dominance, but it has since become the main prop upon which that economic dominance now rests. Once the dollar's reserve status is lost, U.S. economic dominance will topple.
— Peter Schiff (@PeterSchiff) June 21, 2023
Vale lembrar que recentemente vários países começaram a negociar com a China transacionando em outras moedas. Além disso, o BRICS também estuda a criação de uma moeda própria do bloco.
Outra ameaça ao domínio do Dólar está no fato do FMI entender que uma CBDC global pode ajudar em transações fronteiriças. Ou seja, há ameaças em jogo, que poderiam, segundo Schiff, arrasar a economia dos EUA.