Em nota divulgada nesta segunda-feira (13), o governo do Reino Unido anunciou o fechamento da Amey Finance Academy Ltd., uma empresa de consultoria de criptomoedas. Segundo a denúncia, alguns investidores perderam dinheiro ao confiarem em falsas afirmações feitas pela empresa.
Como exemplo, o governo cita conversas no WhatsApp onde Desmond Amey, CEO e único acionista da empresa, diz a um cliente que os investimentos eram “100% certeiros”. Na sequência, o executivo também largou um “pode confiar irmão” para sua vítima.
Dentre os investimentos sugeridos pela empresa estava a HyperFund, uma pirâmide financeira processada pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA no início do ano. No total, esse golpe ficou na casa dos R$ 8,4 bilhões.
Empresa não conseguia nem pagar seu próprio aluguel
Fundada em 2018, a Amey Finance Academy Ltd. estava cheia de bandeiras vermelhas, mas as autoridades demoraram para tomar uma atitude. Segundo o próprio governo, o fundador Desmond Amey usava uma assinatura falsa em seus e-mails, incluindo o nome de outra empresa sua que já havia fechado.
Para piorar, o executivo também afirmava possuir uma licença da Autoridade de Conduta Financeira (FCA) do Reino Unido para oferecer seus serviços para britânicos, mas isso era uma mentira.
Seguindo, o governo destaca que Amey publicou um vídeo em outubro de 2023 afirmando que a empresa ainda estava localizada em Canada Square, um dos principais centros financeiros de Londres. No entanto, ele havia sido despejado em janeiro daquele ano por não pagar o aluguel do imóvel.
“O público merece proteção contra empresas que operam de maneira opaca e questionável, razão pela qual solicitamos o fechamento da Amey Finance Academy”, comentou Mark George, Investigador-Chefe no Serviço de Insolvência do Reino Unido.
Apesar de tudo apontar para um golpe, as autoridades não informaram se Amey será processado por algum crime.
Fundador da HyperFund é acusado de torturar ex-sócio
Em relação a HyperFund, um esquema de pirâmide indicado pela Amey, seu fundador Sam Lee foi recentemente acusado por orquestrar a tortura de seu ex-sócio, Edel Hsieh. Segundo a esposa da vítima, o executivo teria feito isso como retaliação já que ele foi processado por seu marido.
Quanto as vítimas dos golpes, provavelmente elas jamais verão a cor de seu dinheiro. Portanto, o caso serve de alerta para investidores novatos, jamais confie em alguém com uma abordagem baseada em “pode confiar”.