Com interesse do Ministério da Justiça e Segurança Pública, um policial civil do Estado de Goiás irá ao Chile participar de uma reunião internacional sobre o tema das criptomoedas, no próximo mês de junho.
O evento é a Segunda Reunião do Grupo de Trabalho de Criptomoedas do Hemisfério Ocidental, que ocorre entre os dias 13 a 17 de junho de 2023.
Como divulgado pelo Livecoins, um servidor da Receita Federal do Brasil também deverá representar o país durante a reunião, promovida pelo Escritório de Desenvolvimento, Assistência e Capacitação (OPDAT) do Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América (DOJ).
Policial civil foi liberado para participar de evento de criptomoedas no Chile em junho de 2023
Com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ), como parte interessada, o Estado de Goiás liberou o policial civil Vinícius Luiz Pires de Ávila para se ausentar do país.
Ele é o segundo servidor público brasileiro confirmado a viajar para o Chile para aprender mais sobre criptomoedas. Vale lembrar que Vinícius é um dos professores da Escola Superior de Polícia Civil de Goiás (ESPC-GO).
A liberação do servidor já consta no Diário Oficial do Estado de Goiás, após liberação do governador Ronaldo Caiado.
“Assim, resolvo autorizar o afastamento do servidor VINÍCIUS LUIZ PIRES DE ÁVILA, ocupante do cargo de Agente de Polícia da 1ª Classe, do Quadro de Pessoal da Delegacia-Geral da Polícia Civil, com o objetivo de se ausentar do país, no período de 14 a 16 de junho de 2023, para participar do evento de capacitação denominado “Segunda Reunião do Grupo de Trabalho de Criptomoedas do Hemisfério Ocidental”, a ser realizado em Santiago, no Chile, via dispensa de expediente, sem prejuízo
de sua remuneração.”
Brasil prestes a aprovar a lei das criptomoedas
Vale lembrar que no final de 2022, o Brasil teve o Marco das Criptomoedas sancionado pelo presidente da República, após aprovação pelo Congresso Nacional.
Assim, no dia 20 de junho de 2023, as novas regras para o mercado de criptomoedas no país entram em vigor e todos devem começar a seguir as normativas. Parte do mercado ainda aguarda as diretrizes em estudo pelo Governo Lula, responsável pela regulamentação e implementação das regras.
De qualquer forma, a participação de servidores públicos brasileiros em eventos internacionais sobre o tema reforça a postura do Brasil de interesse na tecnologia e novo setor.
Nos últimos anos, servidores públicos do país foram de El Salvador até a Índia para participar de eventos, mostrando que o país tem cooperado com pesquisas e investigações em criptomoedas.