A gigante de tecnologia Microsoft não tem planos de investir em bitcoin, de acordo com o presidente da empresa, Brad Smith. Em uma entrevista para a CNN, Smith deu a entender que a empresa não pretende realizar investimentos na criptomoeda tão cedo.
Após a compra de US $ 1,5 bilhão em bitcoin que a Tesla realizou, surgiram muitos questionamentos sobre qual será a próxima empresa a comprar a moeda digital. Alguns rumores indicam que pode ser alguma gigante de tecnologia, como a Apple, Oracle, Amazon ou Microsoft.
Contudo, de acordo com o presidente da empresa, a Microsoft não vai investir em bitcoin. Brad Smith revelou que a diretoria não realizou nenhuma alteração em sua política de investimento recentemente e nem conversou sobre o assunto.
Em tom irônico, quando questionado se ele ouviu falar sobre o investimento da Tesla, Smith respondeu sorridente que não ouviu nenhuma conversa sobre bitcoin na alta diretoria.
“Não ouvi nenhuma conversa sobre Bitcoin, mas se mudarmos nossa política de investimento em Bitcoin, você será a primeira a saber.”
The $BTC balance sheet!
I'm asking every Pres & CEO on @firstmove what they are thinking re digital asset/cash diversification.
It's a no from @Microsoft but if anything changes @BradSmi promises you'll hear it here first!! 😉 pic.twitter.com/uK3Zh11M5c
— Julia Chatterley (@jchatterleyCNN) February 16, 2021
Grandes empresas investindo em Bitcoin
Apesar de a Microsoft aparentemente não estar interessada em investir na criptomoeda, outras empresas podem estar neste momento, alterando suas políticas de investimento para comprar o ativo digital.
Ao que parece, a gigante de tecnologia não está sendo afetada pelo FOMO (Fear of Missing Out – medo de ficar de fora), mesmo após o bitcoin ter registrado mais um recorde de preço ao ser negociado acima dos US $ 51.000.
No entanto, diversas empresas estão realmente acreditando no bitcoin e diversificando seus portfólios investindo na criptomoeda. Uma das primeiras empresas foi a Microstrategy, que não apenas adicionou bitcoin aos seus ativos, mas também definiu a criptomoeda como sua reserva primária.
O CEO da Microstrategy, Michael Saylor, é um grande entusiasta do bitcoin e tem se esforçado para atrair cada vez mais investidores institucionais para o mercado de criptomoedas. Recentemente a empresa promoveu uma conferência gratuita para mais de 4000 executivos que estão interessados em comprar bitcoin para seus balanços.
De fato, a Microsoft não tem demostrado interesse em bitcoin como investimento, porém, a empresa foi uma das primeiras a aceitar a criptomoeda como opção de pagamento no passado. Desde de 2014 é possível pagar por produtos em bitcoin diretamente no site da Microsoft, em 2018 a empresa fez uma suspenção temporária no serviço devido à alta volatilidade da criptomoeda, mas pouco tempo depois voltou a aceitar o ativo.
A Microsoft também tem trabalhando em soluções que envolvem as criptomoedas, recentemente a empresa entrou com um pedido de patente que permite “minerar” criptomoedas usando o corpo humano. Outra solução pensada pela empresa é a criação de identidades descentralizadas (DID) projetadas para proteger a identidade digital dos usuários.
Portanto, apesar do presidente da Microsoft revelar que a empresa não pretende investir diretamente em bitcoin, indiretamente a gigante já está envolvida com criptomoedas há muito tempo.