Em uma publicação em sua conta no X na última quinta-feira (22), o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, apresentou os lucros do país com bitcoin, que já superam os 600 milhões de dólares.
Isso porque, com 677,8 milhões de dólares no balanço atual do país, El Salvador já conseguiu obter lucros de 132% em sua posição.
Além disso, os lucros equivalem a mais de 50% do balanço, mostrando que a recente alta do bitcoin ajudou o país latino-americano a lucrar ainda mais.
Acompanhado da foto que revela a nova posição de lucros do seu país, o presidente Bukele ainda brincou com uma frase de efeito do mercado financeiro. “Eles disseram, “não tire screenshots, obtenha lucros“, disse ao ironizar quem já recomendou no passado que seu país se desfizesse da sua posição.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
Chama atenção ainda na publicação do presidente salvadorenho que ele compartilhou uma imagem de apenas 4 dias antes, do dia 18 de maio. Na outra imagem, o país estaria lucrando 69 milhões de dólares, ou seja, El Salvador ganhou US$ 30 milhões em poucos dias.
De qualquer forma, ambos os gráficos apresentados por Bukele mostram grandes ganhos e um gráfico de valorização da posição do país em bitcoin. Para quem critica a atual política do país em relação ao bitcoin, a alta lucratividade é um balde de água fria para os críticos.
País do bitcoin?
Pioneiro na adoção de bitcoin, El Salvador se tornou conhecido como o país da moeda digital. Desde o início de seu processo de adoção, em 2021, o governo de Bukele já conduziu diversas iniciativas em prol do bitcoin.
Uma delas foi uma lei que colocava o bitcoin com status de moeda legal, que acabou caindo após pressão do Fundo Monetário Internacional (FMI), que condicionou o fim da lei para liberar um empréstimo ao país.
Mesmo assim, o governo seguiu minerando e, mesmo sem realizar compras diretas, segue acumulando bitcoin em seu tesouro. Além disso, os lucros mostram que no futuro o país poderá se beneficiar de um caixa que tende a beneficiar a população local.
El Salvador mudou radicalmente sua imagem na gestão de Bukele, com queda na criminalidade, maior segurança, turismo e economia em plena ascensão. Coincidentemente, a aposta no bitcoin segue dando resultados ao país, um dos menores da América Latina.