Presidente do Paraguai veta projeto de lei sobre Bitcoin e criptomoedas

O que pode ter pesado na decisão do presidente do Paraguai é o fato da mineração gastar muita energia enquanto emprega poucos trabalhadores. Sendo esta a principal diferença entre ela e outras que já são enquadradas pela lei.

Passada em maio deste ano pela Câmara de Deputados com grande aprovação, o projeto de lei sobre Bitcoin e outras criptomoedas foi vetado pelo presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, na segunda-feira (29).

Uma das propostas era reconhecer a indústria da mineração de criptomoedas como uma atividade legal, assim como qualquer outra, e oferecer um teto sobre os custos de energia.

Entretanto, o que pode ter pesado na decisão do presidente do Paraguai é o fato da mineração gastar muita energia enquanto emprega poucos trabalhadores. Sendo esta a principal diferença entre ela e outras que já são enquadradas pela lei.

Pressão sobre mineradores paraguaios

Enquanto o Ethereum abandona sua migração com placas de vídeo, poucas criptomoedas grandes continuarão usando Proof-of-Work. Das dez maiores, apenas Bitcoin e Dogecoin continuam com tal modelo, e esta última também pode abandoná-lo em breve, devido à influência de Vitalik Buterin.

De qualquer forma, o Paraguai segue atrativo para mineradores — principalmente brasileiros — devido aos menores impostos sobre eletrônicos e também por oferecer uma energia mais barata.

Contudo, embora pudesse se tornar um polo da mineração de Bitcoin, o Paraguai parece não ter interesse nisso. Afinal, nesta segunda-feira (29), seu presidente vetou o projeto de leis sobre criptomoedas, que envolvia a legalização desta indústria.

“Pelo Decreto n.º 7.692, o Poder Executivo se opõe totalmente ao projeto de lei que visa regulamentar a mineração de criptomoedas no país.”

Um dos benefícios seria um teto sobre a tarifa de energia elétrica, em 15%, além de profissionalizar o setor e reconhecê-lo como qualquer outro. Entretanto, a necessidade de pouca mão de obra e alto gasto energético foram decisivos nesta decisão.

Projeto sobre mineração volta para a Câmara de Deputados

Com o veto de Mario Abdo Benítez, o projeto de lei agora volta para as mãos dos deputados paraguaios. Sendo assim, agora estes devem decidir se aceitam o veto do presidente ou não.

Conforme a votação teve uma grande margem a favor, em maio deste ano, é possível que haja interesse em alterar alguns tópicos e reenviá-lo ao executivo novamente.

De qualquer forma, o Paraguai pode estar perdendo uma grande oportunidade de aumentar sua infraestrutura de energia. Afinal, a chegada de novas empresas causaria um aumento na demanda por tais serviços, obrigando o país a se desenvolver.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias