Embora a criptomoeda TrumpCoin (TRUMP) exista desde 2016, foi apenas agora, seis anos depois, que a família do ex-presidente dos EUA descobriu que uma criptomoeda usa o sobrenome Trump. Na oportunidade, o filho de Donald Trump, Eric, afirmou que “ações legais serão tomadas”.
Com isso, vale lembrar que embora as memecoins tenham viralizado em 2021 com altas de moedas como Shiba Inu, elas sempre existiram. No Brasil, por exemplo, temos a Dilma Coin e a Bolsonaro Coin.
Embora a fala de Eric Trump seja um tanto ríspida, é válido lembrar que muitos golpistas usam nomes de marcas e pessoas famosas para atrair vítimas, então é preciso tomar cuidado.
Família Trump não gostou da memecoin
Segundo seu anúncio no Bitcointalk, criada em 2017, o propósito da TrumpCoin (TRUMP) é ser “um fundo global para apoiar patriotas”, ou seja, vai de encontro com o pensamento do ex-presidente americano.
Apesar disso, o filho do ex-presidente não gostou de ver o sobrenome de sua família ligada a uma criptomoeda. Eric Trump fez questão de afirmar que não é ligado ao projeto e que processará os criadores da moeda.
“Alerta de Fraude: Chegou ao nosso conhecimento que alguém está promovendo uma criptomoeda chamada “TrumpCoin” (Símbolo “TRUMP.”) Isso não tem NADA a ver com nossa família, não autorizamos o uso e não somos afiliados esse grupo. Medidas legais serão tomadas.”
https://twitter.com/EricTrump/status/1485700519448432646
Como resposta, a equipe da TrumpCoin usou uma captura de tela de sua página onde destaca que a criptomoeda não possui nenhuma ligação com seu pai, Donald Trump.
“Não, a Trumpcoin não pertence, bem como não é operada, aprovada ou afiliada com Donald J. Trump […]”
Processar quem?
Embora sites como da TrumpCoin possam sofrer com decisões judiciais, precisando retirar informações do ar, é necessário notar que provavelmente a criptomoeda TrumpCoin não pode ser parada já que seus desenvolvedores podem ser anônimos.
Este é o caso do Bitcoin, afinal ninguém sabe quem é Satoshi Nakamoto e hoje o projeto continua sendo desenvolvido por centenas de pessoas ao redor de todo mundo, algumas anônimas, outras não.
Por fim, Eric Trump também tem um ponto. Moedas que usam nomes de marcas famosas ou celebridades podem enganar pessoas que possuem pouco conhecimento.
Portanto, todo cuidado é pouco, nunca invista em moedas por conta de seu nome caso não queira cair no golpe da falsa criptomoeda da Amazon.