Após o anúncio de parceria com a exchange Anycoin Direct no mês passado, o clube holandês PSV Eindhoven passou a ser a primeira grande equipe da Europa a ter todo seu patrocínio pago em Bitcoin e revelou em entrevista a Bitcoin Magazine que vai manter os bitcoins em seu caixa.
Atualmente o PSV está ocupando a segunda colocação na temporada 2021–2022 da Liga Eredivisie, popularmente conhecida como Campeonato Holandês, atrás apenas do Ajax.
O diretor comercial do PSV comentou que o futuro das criptomoedas é muito promissor e que o clube está sempre inovando, adicionando que as criptomoedas se encaixam perfeitamente no lema do time e que não pretendem vender os BTC, que são gerenciados pelo próprio clube.
“A Anycoin nos pagou pelo patrocínio com um certo número de bitcoins que mantemos em nossa própria carteira”
A sua estratégia de não se desfazer destes BTC pode ajudar o clube, eles poderão fazer contratações de peso caso o Bitcoin valorize. Além disso, caso a sua estratégia apresente resultados, isso pode influenciar outras grandes equipes a usarem o Bitcoin tanto como reserva de valor como para pagar o salário de jogadores e outros funcionários do clube.
Futebol e criptomoedas
Além do envolvimento com o Bitcoin através de patrocínios, como é o caso do Corinthians que fechou uma parceria com o Mercado Bitcoin, muitos clubes também entraram na onda dos NFTs.
O próprio PSV, que mantém BTC em seu caixa, já havia imortalizado sua história através na blockchain em abril deste ano. Após uma partida sem gols, a defesa do goleiro Hans van Breukelen, durante a disputa de pênaltis foi gravada em NFT, eternizando o momento responsável pela maior conquista do clube, campeão da Liga dos Campeões de 1987–88.
Outro caminho que os clubes de futebol seguiram foi a criação de fan tokens, estes são leiloados para o público que ganha alguns benefícios por ter os tokens enquanto o clube pode usar o dinheiro arrecadado, e parte destes tokens, para contratar atletas e realizar outras melhorias.
O futebol, um dos esportes mais tradicionais do mundo e principalmente do Brasil, vem mostrando-se capaz de inovar, não ficando para trás durante a evolução da tecnologia. Até o momento o uso do Bitcoin, e outros serviços de blockchain, pelos clubes vem dando muito certo.