QTUM faz Atomic Swap com Bitcoin na mainnet

Mais uma opção rumo a descentralização!

-

Siga no
Anúncio

Mais uma opção surge no radar da descentralização das criptomoedas, visto que a QTUM conseguiu fazer na mainnet um atomic swap com o Bitcoin.

Algumas outras criptomoedas que já tinham conseguido a façanha eram a Litecoin, a Decred, e de acordo com o GitHub desta última são possíveis essas formas de transação entre várias redes.

A Qtum é uma criptomoeda híbrida, que possui como uma parte de seus desenvolvimento o código do Bitcoin Core, por isso foi possível realizar o Atomic Swap com o ouro digital.

Anúncio

O acontecido foi anunciado no último dia 09 de janeiro pelo blog oficial da Qtum, que fez um extenso artigo explicando o fato que já aconteceu na MainNet (rede principal das criptomoedas).

A primeira troca na Mainnet foi de 1.2345 Qtum por 0.005678 BTC, e foi utilizado um smart contract para validação dos dados.

A troca atômica de criptomoedas, também conhecido como Atomic Swap, é um processo que permite a troca de criptomoedas em diferentes blockchains sem a necessidade de um intermediário. Isso traz mais descentralização ao mercado cripto.

Com este processo, através de smart contracts, pode-se construir uma transação que será confirmada ou cancelada em ambas as blockchains simultaneamente. Há a necessidade dos traders se corresponder para combinar os detalhes da transação, e a mesma pode ser mais lenta do que transações convencionais, o que não faz com que o processo deixe de ser relevante.

A tecnologia Bitcoin fez apenas 10 anos de idade desde que seu primeiro bloco foi minerado por Satoshi Nakamoto, e o ponto que a tecnologia já chegou até aqui é promissor para realmente libertar as pessoas de bancos e de exchanges centralizadas no futuro próximo.

Em relação à capacidade do Atomic Swap necessitar de correspondência entre os traders, algumas medidas já estão sendo pensadas e desenvolvidas para facilitar esse nível de descentralização com a segurança necessária, como a DEX Atomic Swap da Decred, que pode impactar positivamente o mercado.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Leia mais

Últimas notícias

Criptomoeda lança corretora descentralizada no mercado

A criptomoeda Decred lançou a sua corretora descentralizada no mercado, após algum tempo em desenvolvimento. Para comemorar o lançamento até uma música foi produzida...

Justiça determina prisão de fundadores da pirâmide financeira ArbCrypto

O juiz Fabio Calheiros do Nascimento, da 2ª Vara Criminal do Foro de Barueri, determinou na terça-feira (13) a prisão preventiva dos fundadores da...

TST promove seminário sobre blockchain e smart contracts

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) promove um seminário no mês de novembro, que terá até os assuntos de blockchain e smart contracts para...