Vamos dar uma olhada nas três sugestões de escolha de carteira de Bitcoin online do site bitcoin.org e também analisar a carteira blockchain.info. Certamente, para quem está estudando sobre as carteiras de Bitcoin que existem, essa é uma das opções mais famosas.
Coin.Space
A carteira Coin.Space possui uma interface bem simples, você tem a opção de criar uma nova carteira ou importar uma existente, ao criar uma nova carteira, você precisará gerar uma frase secreta que é uma semente mnemônica de 12 palavras e criar um PIN de 4 dígitos, este PIN parece inútil.
A carteira utiliza o BIP32 e o BIP39, é uma carteira HD e mnemônica, você consegue importar suas 12 palavras em qualquer outra carteira compatível caso o site fique offline por algum motivo, anote estas 12 palavras em um ou mais lugares seguros. Para importar na Electrum, por exemplo, você só precisa mudar o path para m/0′.
Além disso, a carteira utiliza a mesma passphrase para lhe dar acesso as outras blockchains como BCH, ETH (e seus tokens), LTC, XRP, XML, EOS, DOGE e DASH.
Em termos de experiência de usuário, a carteira é bem simples e intuitiva. Também apresenta a aba Exchange, na qual você pode utilizar a Changelly ou ShapeShift para converter fundos.
BTC.com
A carteira BTC.com já começa mal, ela pede para registrar um e-mail e senha e… diz que nosso e-mail já foi utilizado, todavia nunca utilizamos o serviço oferecido por eles anteriormente. Ao tentar recuperar a senha, nada chegou no e-mail, afinal não temos uma conta ali. Bom, não parece ser uma boa escolha.
BitGo
Ao entrar no site da BitGo e clicar em Signup, já caímos numa página 404. Parece brincadeira, mas não é. Enfim encontramos uma URL funcionando através do Google, o cadastro pede seu nome/sobrenome (???), e-mail e senha, após isso você precisa confirmar seu e-mail e criar um 2FA.
O serviço oferece dois serviços de backup, o primeiro é através do coincover de graça ou pelo keyternal por 99 dólares, o que parece mais um ponto suscetível a falha do que uma ajuda. O segundo é um backup das chaves através de um arquivo .pdf para ser impresso que contém três tipos de chaves e a senha encriptada.
Um ponto a favor desta carteira é que ela utiliza endereços P2SH (que começam com 3), ao contrário da Coin.Space que ainda utiliza legacy (que começam com 1).
Blockchain.info
A blockchain.com pede apenas seu e-mail e senha para registrar, assim como a BitGo, você pode habilitar o 2FA para proteger a sua conta, além de uma segunda senha e 12 palavras mnemônicas para restaurar a carteira, estas 12 palavras podem ser utilizadas para importar suas chaves em outra carteira como a Electrum, assim como a Coin.Space.
Finalmente, qual a melhor carteira de Bitcoin online? A escolhida é…
Por fim devemos ressaltar que todas essas carteiras têm um ponto central e que qualquer problema nos sites pode resultar em perdas financeiras a você. Dentre as 4 opções apresentadas, a melhor opção é a Coin.Space! Ela não requer e-mail, seu backup é simples e a sua interface é agradável e intuitiva.