A Receita Federal descobriu o “primeiro grande caso de lavagem de dinheiro com uso de bitcoins no Brasil”. Segundo as informações do site O Bastidor, essa foi a primeira vez que a Receita detectou um caso de lavagem de dinheiro onde o Bitcoin foi usado como principal método de ocultar valores acima de R$ 10 milhões.
Após a descoberta dos auditores da Receita Federal o caso passou a ser investigado e por isso não teve muitos detalhes revelados.
Mas segundo o site, o caso envolve valores na casa das dezenas de milhões de reais.
“O esquema inclui outros métodos de lavar dinheiro, como uso fraudulento de transações de imóveis.
Mas é a primeira vez que os auditores obtêm evidências de que operações com uma criptomoeda constituíram o principal método de lavagem”, informou o site.
O site destacou que, em tese, é possível usar o Bitcoin para a lavagem de dinheiro, quando a criptomoeda é utilizada de forma habilidosa.
Contudo, o Bitcoin está longe de ser ideal para esse tipo de atividade, já que a análise da blockchain pode revelar muito sobre valores movimentados.
Agora resta aguardar a Receita publicar informações sobre o caso e como ela vai lidar com o dinheiro que foi ocultado.
Não é a primeira vez que o Bitcoin é usado para lavagem de dinheiro no Brasil
No ano passado a Justiça Estadual de São Paulo deveria analisar se a irmã de um traficante ligado ao PCC (Primeiro Comando da Capital) lavava dinheiro do tráfico de drogas com criptomoedas.
Acredita-se que esse é um recurso cada vez mais utilizado pelo crime organizado. No entanto, nenhum outro caso tinha sido tão grande como o recentemente descoberto pela Receita Federal.