Tramita no âmbito politico brasileiro uma nova reforma que poderia alterar o impacto da tributação feita pelo estado. Entretanto, para Paulo Skaf, a Reforma Tributária como está sendo discutida poderia apresentar o Bitcoin e demais criptomoedas para os brasileiros. Isso seria uma realidade caso as novas regras de tributação forem criadas de forma arrojada para a população.
Isso porque, para as pessoas que utilizassem criptomoedas em suas transações, os impostos poderiam ser sonegados. Entretanto, para quem optasse por continuar utilizando Real, a conta seria de acordo com a nova reforma. Essa opinião foi compartilhada por Paulo Skaf, empresário e presidente da Fiesp.
Reforma Tributária em discussão pode apresentar Bitcoin e criptomoedas para brasileiros?
A Reforma da Previdência está sendo uma das principais pautas do governo brasileiro em seu início. Entretanto, a Reforma Tributária já começou a ser discutida por deputados.
A Reforma Tributária em trâmite, possui amplo apoio dos deputados, segundo apurou Andréia Sadi em sua coluna. Ao que tudo indica, após a finalização da pauta Previdência o que virá a ser foco é a Tributária. A proposta tributária em discussão também tem apoio de empresários do Instituto Brasil 200, que concordam com as novas regras.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
Entretanto, para Paulo Skaf, em matéria divulgada pela Folha de São Paulo em 24 de julho, a nova reforma não tem força no congresso. Além disso, Skaf chamou de “marketagem e enganação a nova proposta tributária”.
Reforma em discussão vai ajudar criptomoedas?
Em entrevista, Skaf disse que certamente irá apresentar ao Ministro Paulo Guedes sua proposta. Isso porque para ele, a nova reforma tem que ser para simplificar, baratear e agilizar os processos. Na visão de Skaf, a tributação não pode impedir o Brasil de ser um país competitivo.
Além disso, Skaf disse que com alta tributação a população poderia recorrer às criptomoedas. Certamente, nesse cenário, quem realizasse transações com Bitcoin e criptomoedas poderia ficar isento de impostos. Finalmente, Skaf disse que em um cenário do tipo, seria muito injusto com a população que utilizasse reais (R$) no cotidiano.
Cabe o destaque que o presidente do Instituto Satoshi Nakamoto recentemente afirmou que a associação de crimes com o Bitcoin é desonesta. Com isso, o Bitcoin é um meio de se proteger de cenários de crise, como na Venezuela, por exemplo. Nesse sentido, o Bitcoin pode ser uma realidade para os brasileiros que estão de olho nas novas regras de tributação. Caso essas sejam mais que o condizente com a realidade, certamente o Bitcoin poderá brilhar para o Brasil.